Chame no Whatsapp

tópicos

Entenda tudo sobre consulta de restrição de CNPJ, serviço que auxilia nas tomadas de decisões a fim de reduzir redução de fraudes, golpes e calotes através da consulta e quais quesitos fazem parte desta análise

A consulta de restrição de CNPJ é muito importante, pois traz para você informações sobre o histórico do pagamento de clientes e fornecedores, assim é possível sempre saber como anda a vida financeira dos seus parceiros. Sendo assim, você será capaz de decidir, com maior conhecimento e certeza como agirá após a consulta. E, para ajudar nessa decisão, existem os birôs de crédito que serão companheiros durante essa busca por soluções. Mas, antes de tudo, você sabe o que é um birô de crédito? Vamos te explicar! 

O que é um birô de crédito? 

Os birôs são empresas que reúnem uma série de informações sobre o histórico financeiro de uma pessoa ou empresa. Como assim? Sabe aquela dívida que adquirimos por estarmos num momento ruim, financeiramente falando, que acaba deixando nosso nome restrito no mercado de crédito? Então, ela vai para os birôs, deixando disponível a quem consultar, se existe alguma restrição naquele documento. Basicamente, é um banco de dados que mostra toda movimentação financeira no CPF ou CNPJ. Legal, né? 

Como consultar um CNPJ com restrição?

Por meio da base de dados fornecidas pelas empresas de consulta de CNPJ, é possível captar o comportamento de pagamentos daquela empresa e, por meio disso, tomar decisões de liberação de crédito com um limite de acordo com o poder de compra e risco de crédito que foi possível identificar durante a consulta.


Mas quais informações são obtidas nessa consulta? Negativações, score, dados cadastrais, ações e registros de inadimplências. A Protector Brasil tem um diferencial super interessante: todas as informações são atualizadas em tempo real, e em alcance nacional. Viu? É um grande facilitador!

Devo descartar um potencial cliente se ele estiver com o CNPJ restrito?

Não necessariamente. Como assim? Além da consulta de restrição de CNPJ que é feita no momento da concessão de crédito, a Protector Brasil oferece outro serviço que pode servir como complemento a esse: o Monitoramento de CNPJ.

Com este serviço, mesmo que aquele potencial cliente que, no momento, esteja restrito, é possível que seja apenas uma fase ruim da empresa e não é regra considerá-lo um mau pagador apenas por uma consulta.

Com o monitoramento de CNPJ’s você poderá acompanhar a longo prazo como anda a vida financeira daquela empresa. Se ela está honrando seus débitos e tornando-se um potencial cliente para sua cartela de clientes.

Outro benefício deste serviço é a recuperação de antigos clientes. Pois, através deste acompanhamento você pode fechar novamente um bom negócio com aquela empresa, desde que ela esteja em dia com a Receita Federal. Além disso, na análise é possível saber, também, o CNAE, a data da fundação da empresa, inadimplências e os últimos consultantes. 

Informações restritivas dentro da consulta de restrição de CNPJ

Como dito anteriormente, dentro da consulta há vários tipos de informações que vão auxiliar sua empresa na tomada de decisão de crédito. Pensando nisso, nós trouxemos todos os dados de restrição de CNPJ para explanar sobre cada um a fim de otimizar ainda mais a sua análise de crédito e proteger sua empresa de maus pagadores.

Negativação

A negativação é uma dívida que o consultado possui. Para que o credor negative um cliente inadimplente é necessário entrar em contato com um bureau de crédito para solicitar a negativação e enviar alguma prova da dívida. Em seguida é enviado ao devedor uma carta avisando sobre a negativação e caso o cliente não efetue o pagamento da pendência, o CNPJ estará negativado em todos os bureaus de crédito.

Essa informação é muito importante, pois na maioria dos casos, as empresas preferem negativar por ser uma ação mais rápida, com baixo custo e, normalmente, trás bastante retorno. Isso acontece por conta de os devedores normalmente priorizarem pagar as empresas que negativam, pois dificulta a concessão de crédito desse CNPJ no mercado.

Na consulta, o tópico de negativação irá disponibilizar o nome do credor, seja pessoa física ou jurídica, o valor da pendência e a data da negativação. Essa informação normalmente está em todas as consultas, pois é um dado que as empresas mais querem saber sobre os clientes.

Protesto

Semelhante a negativação, o protesto também é uma constatação de dívida, mas a diferença é que o protesto é uma ação judicial. Sendo assim, o credor precisa comprovar a dívida em cartório por meio de documentos como notas fiscais, contratos e cheques sem fundo, o que torna esse processo mais rigoroso e mais custoso. Com essa ação confirmada, o cartório envia uma carta de cobrança ao devedor que deve realizar o pagamento da dívida em até 10 dias. Caso não efetue o pagamento dentro do prazo estipulado, o CNPJ estará protestado em todos os bureaus de crédito.

Na consulta, é possível ver tanto a data quanto o valor do protesto, no entanto, diferentemente da negativação, não mostra o nome de quem protestou o CNPJ. Embora o protesto seja uma ação judicial, a negativação é mais escolhida quando se quer cobrar uma dívida, tanto por ser mais prático, quanto por ser menos custoso. Mas ambas são importantes para auxiliar o analista de crédito a conceder ou recusar crédito.

Cheque sem fundo

Outro dado disponível na consulta é o cheque sem fundo. Esse dado além de contribuir com as informações restritivas, pode ser muito importante quando o cliente deseja pagar com cheque. Sendo assim, é preciso conferir na consulta de CNPJ a razão social, o endereço, telefones para contato e os dados cadastrais e se as informações e valores preenchidos do cheque estão legíveis.

Nossa dica extra é o analista de crédito verificar se o CNPJ ou CPF está no CCF (Cadastros Emitentes de Cheque sem Fundos). Esse registro evidencia que o cliente pode estar mal intencionado.

Ações

Durante a consulta, também é mostrado as ações de execução dos clientes. Essas ações ocorrem quando o credor abre um processo para tentar recuperar o valor da dívida por meio de apreensão de algum bem que o devedor tenha para quitar o débito.

Restrição de CNPJ

É importante lembrar que todas essas informações de restrição de CNPJ ficam disponíveis por 5 anos na base de dados. Isto é, caso o devedor tenha uma dívida há 6 anos, não é possível saber. Essa é uma lei de proteção ao consumidor.

Quais os benefícios de consultar as restrições?

Este serviço é bom ajudante para empresas credoras, pois, por meio da consulta de CNPJ, a empresa se protege de possíveis fraudes, golpes e calotes e consegue, também, filtrar melhor seus clientes e ter controle sobre os limites de créditos liberados a cada um. Além disso, viabilizando melhor seus clientes, sua empresa passa a ser melhor vista no mercado. 

Portanto, antes de fechar um negócio, faça a verificação de CNPJ, e veja se o desejo de crédito do cliente condiz com a realidade financeira dele. 

Por isso, pense com carinho sobre adquirir este serviço para a sua empresa. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, que um de nossos especialistas falará com você. 

Além disso, temos também a nossa Newsletter. Assine e receba sempre quando tivermos novos conteúdos.

Até mais! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

    UNIDADE SÃO PAULO

    Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
    São Paulo – SP, 02243-000

    Olá, Cliente Protector,


    Estamos com instabilidade em nossa rede de telefonia, por isso caso precise falar com a gente, mande um e-mail para atendimento@protectorbrasil.com.br ou ligue nesses números:

    11 94716-2721
    11 94796-1147
    11 94797-1980
    11 94701-6257

    Agradecemos a compreensão :)

    Close Bitnami banner
    Bitnami