É muito importante antes de fazer alguma venda ou concessão de crédito, que as empresas façam uma Consulta de CNPJ para saber como anda a situação daquela empresa e assim prevenir calotes nos pagamentos.
O DataSebrae em uma vasta pesquisa sobre empresas inadimplentes, mostra alguns dados que são preocupantes.
Entre 2014 e 2016 empresas de pequeno, médio e grande porte, tiveram altas taxas de inadimplência. Além disso 8% das pequenas e médias empresas que pegaram créditos, estavam com dívidas ativas a mais de 90 dias.
Diante desses números, é sempre bom saber como avaliar os seus clientes ou futuros clientes antes de fechar algum negócio. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre o Consulta de CNPJ para você entender.
Como eu faço uma consulta?
Para realizar uma Consulta de CNPJ, você precisa ter acesso a um banco de dados completo para garantir resultados atualizados sobre as suas consultas. A partir desse passo, precisa apenas do CNPJ da empresa para saber se ela tem alguma restrição.
Assim como a Receita Federal, uma consulta que prioriza a análise de risco de crédito seguiria um caminho parecido. Com os dados em mãos, você só precisa pesquisar no banco de dados para obter o resultado de forma imediata.
Outro tipo de consulta que garante mais um pouco de segurança antes de fechar um negócio é a dos sócios. Muitas vezes conferir se os sócios já tem alguma pendencia no nome ou se até mesmo já faliram uma outra empresa antes, faz com que você fique mais atento com esse cliente.
Quais as vantagens da consulta de CNPJ dos meus clientes?
Consulta de CNPJ de um cliente faz com que a redução de inadimplência seja considerável, você tem mais segurança nas vendas a crédito, ainda mais quando se trata de negociações entre empresas.
É menor a probabilidade de fraude de empresas de fachada, que costumam acobertar negócios ilegais ou aplicar golpes. Isso reforça a necessidade de proteger sempre o seu negócio, essa proteção começa quando você verifica junto aos diversos banco de dados, que o CNPJ consultado realmente pertence a uma empresa séria.
Consultando CNPJ você automaticamente viabiliza bons clientes, se a sua organização seguir os processos de forma com que é reconhecido e bem visto no mercado.
Naturalmente os maus pagadores se afastaram da sua carteira de clientes. Ou seja, você estará sempre com clientes que você confia e que vão continuar efetuando os pagamentos regularmente.
Veja também: Como contratar uma empresa de consulta de CNPJ
Quais os problemas gerados junto ao fisco?
Fazer negociações com empresas sem consultar além dos possíveis problema com inadimplência, você também pode ter problemas com a Receita Federal.
Por exemplo, você fez uma venda e emitiu uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no CNPJ de uma empresa que não está mais ativa no mercado. O documento se torna invalido e é perda de tempo e prejuízo, já que a transação se torna impraticável.
Seguindo essas dicas você já pode mudar o aspecto de sua empresa no mercado e mudar a carteira de clientes. Consulta de CNPJ é uma das práticas que tem efeitos imediatos às ações da empresa, fazendo com que o índice de inadimplência melhore junto com a carteira de clientes.
Publicado em 16/01/2019. Atualizado em 14/07/2020.