O aumento do endividamento foi de 5,4% se comparado ao mesmo período no ano anterior
Cerca de 2,36 milhões de lares estão com algum tipo de dívida que são no total 59,9% dos paulistas endividados no mês de setembro. Desse número, 21% estão com alguma conta em atraso, totalizando cerca de 859 mil paulistas que não pagaram as dívidas no prazo. Entretanto, segundo a FecomercioSP, o endividamento está relacionado ao aumento do consumo que é, por sua vez, positivo para a economia.
Adquirir crédito
Contudo, principalmente as empresas médias e pequenas devem ficar atentas, visto que podem estar contando com o pagamento em dia e se ocorre um grande número de atrasos, a empresa pode ter prejuízo no fluxo de caixa. Nessa situação muitos empreendedores podem recorrer ao crédito tanto para cobrir essa defasagem quanto para a compra de novos produtos para a venda.
A pesquisa sobre o endividamento foi feita com 2,2 mil consumidores na capital paulista. E entre estes, 12% disseram que planejam adquirir crédito ou financiamento nos próximos meses, cerca de 71%, pretendem utilizar esse empréstimo para compras ou consumo em geral, já o restante se dividiu entre pagar dívidas ou contas. Portanto, é possível notar que os paulistas buscam menores taxas de crédito para consumirem mais.