A expectativa de faturamento na Black Friday desse ano é de R$ 3 bilhões, um aumento de 18% em relação ao ano anterior
A Black Friday ocorre todos os anos no mês de novembro, esse é um período de grandes descontos em todo tipo de produto, incluindo prestação de serviço. Essa data tem origem dos Estados Unidos, entretanto nos últimos 5 anos tem crescido muito no Brasil e há uma grande expectativa de faturamento nesse ano. O gasto médio dos consumidores nesse ano durante a Black Friday deve ser de R$1.330, segundo a pesquisa do Google, divulgada pelo portal de eletrônico Diário do comércio.
Pesquisa da Black Friday
Essa pesquisa mostra ainda que 99% dos brasileiros já conhecem essa data, e de 1.500 entrevistados, 53% afirmam que o mais importante é o valor cobrado pelas mercadorias. Entretanto, essa é uma tendência que está diminuindo, já que os consumidores estão notando a importância do bom atendimento, confiança na loja, entrega, logística e experiência de compra.
Nos últimos anos as lojas tiveram um grande faturamento na Black Friday, e a expectativa é de que, só no comércio eletrônico, seja faturado mais de 3 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Portanto é muito importante todo o mercado estar preparado para essa época do ano em que os lucros das empresas podem aumentar muito. Por isso, a Protector Brasil selecionou 3 dicas essenciais que você deve ficar atento.
Ofereça descontos reais
Existem muitas empresas que perto do período da Black Friday, normalmente aumenta os preços dos produtos com a intenção de baixá-lo posteriormente a fim de vender as mercadorias como se estivessem com desconto, porém na realidade não está. Já existem alguns programas que auxiliam os consumidores a analisarem por meio de gráficos o histórico do preço do produto. Portanto, o cliente tem acesso a média do valor da mercadoria, o quanto aumentou e quando isso ocorreu.
Então, é arriscado manipular os valores dessa forma, pois se descoberto, é possível perder a confiança e credibilidade dos clientes e a marca pode ganhar má reputação. O valor justo é sempre a melhor maneira de conquistar os clientes, além disso, irá contar também a qualidade do atendimento e dos produtos e a experiência de compra que sua empresa irá proporcionar aos seus clientes.
Estruture seu local para receber mais clientes
Em época de Black Friday, as empresas atendem mais clientes do que de costume, então é importante comportar seus clientes no espaço da loja. Isso vale tanto para o comércio físico no qual o espaço é mais limitado, quanto no ambiente virtual em questão de quantidade de acessos que o site suporta. Por isso, prepare sua estrutura para comportar uma quantidade maior de clientes nessa época.
Para as lojas físicas é importante ter pessoas preparadas e multifuncionais para atender muitos clientes em um mesmo dia, pois um bom atendimento pode aumentar as vendas e ainda fidelizar clientes. Outro ponto importante é na organização dos produtos. Seja para loja física ou digital, é necessário deixar a ordem e as informações sobre os produtos muito bem-dispostas. Desse modo, é possível criar um ambiente intuitivo que irá diminuir as dúvidas dos clientes, melhorando a experiência de compra.
Avise os clientes sobre as promoções
Na Black Friday é necessário que os clientes sejam notificados sobre as promoções e um método muito bom e com baixo custo é avisar os clientes sobre as novidades através das plataformas digital. O SMS, por exemplo, é um meio muito eficiente. Com ele a probabilidade de que o cliente visualize a mensagem mais rápido é maior.
As plataformas online abrem um mundo de possibilidades para notificar os clientes, seja por pop-up, e-mail ou Whatsapp. O importante é que a mensagem chegue ao cliente e que ele veja o quanto antes. Além disso, é interessante, para despertar mais desejo de compra nos clientes, utilizar de gatilhos mentais e disponibilizar um tempo limite para o produto continuar com o desconto.
Dica extra
Como estamos no mês da Black Friday, vai uma dica extra para você. Se possível, principalmente para as lojas virtuais, disponibilize uma lista em que o cliente pode colocar tudo o que ele tem interesse em comprar. Desse modo, é possível fazer um compilado dos produtos que os clientes querem mais e, além de fazer um bom desconto para eles, pode preparar seu estoque para não perder nenhuma venda.