Segmentação: o diferencial que irá aumentar seu faturamento

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Entenda como a segmentação pode te fazer fidelizar mais clientes e ainda aprimorar os seus produtos

Segmentação de clientes. Homem sentado com uma lupa na mão enquanto olha uns bonecos de madeira fazendo alusão a analisar os clientes.
Faça a segmentação e conheça seu público-alvo

O mundo do empreendedorismo só cresce, de acordo com um levantamento, durante os primeiros 8 meses de 2019, foram abertas cerca de 2,1 milhões de empresas, são 20,7% a mais do que o mesmo período de 2018. Com esse crescimento de novos empreendimentos, a concorrência se torna mais acirrada. Portanto, para se garantir no mercado é preciso saber o que o cliente espera da sua marca. Segundo a pesquisa “Deliver the CX They Expect: Customer Experience Trends” divulgada no portal Diário do Comércio, 83% dos consumidores querem ser ouvidos pelas empresas e o desejo principal dos entrevistados é se sentir protagonizando algo ou encontrar produtos que tenham a ver com a sua personalidade. Além disso, os consumidores afirmam que preferem comprar de marcas que tenham valores em comum com os seus. No entanto, 90% das empresas não proporcionam essa experiência de compra.

 A segmentação é muito importante para conhecer melhor seus clientes, por isso trouxemos alguns tópicos sobre os benefícios da segmentação para a sua empresa. 

A segmentação consiste em saber o perfil do cliente como:

– Comportamento.

– Dados demográficos

– Estilo de vida.

– Geografia.

– Personalidade.

– Relacionamento com as empresas.

– Índice socioeconômico.

A segmentação e a boa experiência de compra

Uma boa experiência consiste em tornar todo o processo de compra, um momento prazeroso para o cliente. Então, além de facilitar disposição dos produtos, o atendimento e o pagamento, é preciso fazer o cliente se sentir único. Nesse momento é que a segmentação entra, pois conhecendo seu cliente, a empresa pode realizar chamadas, campanhas e ações assertivas voltadas especificamente para o público-alvo. Desse modo, a marca mostrará que conhece seus clientes, expondo valores semelhantes e desenvolvendo ações dentro da empresa que atraem os compradores.

Conhecendo o cliente, é possível desenvolver todo o tipo de ação para proporcionar uma boa experiência de compra.

A segmentação e a fidelização de clientes

A segmentação fará com que a empresa saiba de que forma atrair o cliente através dos interesses que ele possui, dessa forma, é possível se aproximar cada vez mais do público. Além disso, como foi dito, a segmentação pode ajudar a trazer uma boa experiência e atendimento, e ambos fatores resultam em fidelização de clientes e reconhecimento da marca no mercado.

Aprimoramento dos produtos

Conhecendo melhor seu público-alvo, é possível ter um relacionamento mais próximo ao cliente. Com isso, a empresa pode aprimorar os produtos com base nas sugestões dos consumidores e, assim, proporcionar maior representatividade e personalidade ao público, o que irá aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento da empresa.

A segmentação te fará economizar

A segmentação torna as ações da empresa mais assertivas. Uma vez que, o foco esteja no público-alvo correto, o investimento em campanhas, divulgações e patrocínios irão gerar mais resultado, pois a empresa estará dedicando tempo e economizando dinheiro apenas aos clientes qualificados, que possuem maiores chances de serem convertidos. Além disso, com a segmentação, a empresa saberá quais chamadas usar para atrair os clientes, e em quais canais de comunicação irá lançar sua campanha, trazendo maior retorno financeiro.

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