Como surgiu o Factoring?
O factoring em poucas palavras nada mais é que a forma de fomentar o mercado. Em seu surgimento em torno do século XIV e XV na Europa, o factoring era feito por um agente.
Em resumo, era uma pessoa contratada para aplicar o factoring nos comércios. Um profissional singular, uma vez que a metodologia não era aplicada por uma empresa. Ou seja, o agente vendia mercadorias de outras pessoas em troca de uma comissão, ele era uma espécie de representante comercial.
Com o passar do tempo eles passaram a antecipar o pagamento para seus fornecedores. Portanto, eles compravam com um preço menor para aumentar a sua margem de lucro, até transformar no que temos hoje.
O modelo que temos hoje é um meio de impulsionar o mercado de micro, pequenas e médias empresas. Dessa forma, é possível proporcionar uma capitalização do negócio de forma facilitada por meio das compras dos créditos das suas vendas a prazo.
Sabe aquele comerciante que tem uma loja de sapato na região central de sua cidade? Então, ele costuma realizar as vendas a prazo através de um carnê. Sendo assim, ele é responsável por fazer toda a cobrança de toda a carteira financeira mês a mês de cada parcela que possa atrasar.
Com o factoring não existe esse tipo de problema. Uma vez que empresas compram a carteira desses clientes que estão em atraso, e fazem o trabalho de cobrança.
Quais os tipos de factoring?
Existem alguns tipos de factoring no mercado, desde sua criação. São eles:
Convencional
Essa modalidade é uma das mais praticadas aqui no Brasil. Ela acontece por meio do fomento mercantil. Dessa forma, o contrato formaliza o direito de crédito das empresas que são fomentadas.
Exportação
Essa modalidade é quando a operação envolve a exportação de bens ou serviços. Ela é intermediada por duas empresas de factoring, que defendem os respectivos interesses das empresas em cada país.
Maturity
Uma modalidade que a atividade da fomentadora se resume em administrar as contas a receber da empresa. Assim, o empreendedor que detém o crédito, não tem que se preocupar com a cobrança.
Trustee
É simplesmente a soma convencional com o maturity. Ele administra as contas a receber da empresa que foi fomentada. Enfim, ele também exerce a função de gerenciamento financeiro.
Matéria-Prima
Essa modalidade é como se a empresa de fomento atuasse como uma intermediária entre o cliente, a empresa fomentada e os fornecedores de matéria prima.
O Factor paga à vista o fornecedor e ganha o direito futuro de receber da contratante o reembolso do valor, além dos lucros da transformação da matéria prima. Se tratando de forma de pagamento, ele pode ser divido em dois tipos:
- Factoring com Recursos: tem por obrigação reembolsar o valor adiantado, caso o devedor não cumpra o combinado. Sendo assim, a empresa que fomenta tem responsabilidade subsidiária.
- Factoring sem Recursos: o risco do inadimplente é todo por parte do Factor. Isto é, ele suporta sozinho todas as consequências causadas pela falta de pagamento.
Qual é a vantagem do Factoring?
Esse recurso ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, portanto alguns empreendedores ficam com receio de fechar acordo com uma empresa especializada. Se bem que, uma de suas vantagens, talvez até a mais atrativa, é a antecipação do crédito.
Ou seja, o empresário recebe a vista pelas vendas realizadas a longo prazo. Em uma matemática simples, se você vender R$ 15.000,00 a longo prazo dentro de 7 a 10 meses, você levará um tempo até ter esse valor total no seu fluxo de caixa. Assim, fazendo com que você não consiga planejar melhor o crescimento do seu estabelecimento.
Outra vantagem é que você deixa o risco de empresas que contribuem para as taxas de inadimplência. Pois você vende a sua carteira de dívidas a prazo, a responsabilidade deixa de ser sua. Ou seja, você não vai ter dor de cabeça com a falta de pagamento.
Com menos esse problema, você consegue planejar o crescimento da sua empresa. Visto que você vendeu seu capital de vendas a prazo, fica mais fácil esse planejamento.
A facilidade na compra de sua matéria-prima também é uma de suas vantagens. Ao optar pelo factoring o empreendedor tem a vantagem de comprar seu material a vista, sem tirar do seu caixa. Contudo, quem paga ao fornecedor é o factoring.
Enfim, quando falamos de compras à vista, é sempre uma boa opção. Já que as compras a vista tem um desconto e você se livra dos juros que vem com o parcelamento.
O Factoring é uma ótima opção para sua empresa, caso procure por vantagens que facilitam o crescimento do seu negócio. As empresas de factoring representam uma forma inovadora e estratégica para o empresário que necessita administrar melhor os recursos. Sendo assim, em cenários de crise, eles vêm ganhando ainda mais espaço no mercado.