Antes de fechar um negócio, é preciso conhecer a saúde financeira do cliente pretendido. Para isso, a análise de crédito é o caminho. Através dela, será possível avaliar se vale a pena prosseguir com as negociações. Portanto, se você está na dúvida se uma empresa é uma boa ou má pagadora, esse post vai te ajudar. Análise de crédito: entenda como fazer.
Na análise de crédito, diversos pontos são investigados: informações cadastrais (endereço, data de fundação, CNPJ, razão social), score, cheques sem fundo, protestos, ações, negativações e histórico dos sócios.
Além dessas informações, a uma boa análise de crédito também pode fornecer o faturamento presumido da empresa, ou seja, qual o tamanho dela no mercado.
Assim, o vendedor poderá avaliar se o desejo de compra do cliente condiz com a realidade financeira dele.
Após concluída a pesquisa, será possível definir se vale a pena fechar o negócio. Nem sempre um cliente que não é bem qualificado na análise de crédito merece ser descartado. Sendo assim, a decisão final será baseada na política interna de cada empresa.
Análise de crédito: entenda como fazer e diminuir a inadimplência
A política do país tem alterado a situação financeira das empresas. Por esse motivo, não dá mais para confiar em um cliente que sempre foi um bom pagador, pois ele pode estar passando por uma crise. Por isso, antes de fechar um negócio, é preciso saber como medir a saúde financeira de uma empresa.
Informação é a palavra de ordem. Sem ter o conhecimento de como está a situação financeira de um cliente, o vendedor não saberá como agir.
Após fazer a análise de crédito, a empresa terá condições de avaliar um cliente e decidir se fará negócio com ele. Uma boa análise de crédito, faz com que as contas da sua empresa fique sempre no azul.
Outro ponto bastante importante é fazer um estudo de mercado. Ou seja, conhecer o seu público também é um dos fatores que fazem uma análise de crédito ser o mais correta possível.
Portanto, vender hoje, sem esta avaliação é aumentar os riscos de inadimplência e as chances de perda do patrimônio da empresa.
A Protector Brasil oferece várias opções de consulta de crédito. Clique aqui e experimente gratuitamente o teste da nossa plataforma.
Publicado em 09/02/2018. Atualizado em 09/05/2019.