Como fazer um estudo de mercado de qualidade?

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Estudo de mercado.  Grupo de funcionários analisando pesquisas e gráficos.
Como fazer um estudo de mercado de qualidade?

Uma das partes fundamentais no marketing é a pesquisa. Portanto, um estudo de mercado que avalia as inclinações e preferências dos consumidores de determinado seguimento pode variar em escopo, método e finalidade.

Dessa forma, companhias e organizações se baseiam nos dados obtidos para definir quais serviços e produtos oferecer e como anunciá-lo.

O objetivo do estudo de mercado, nada mais é que entender as características do cliente, as práticas e os aspectos que determinam o mercado que você já está atuando ou que pretende atuar.

Portanto, ao obter essas informações sobre clientes, concorrentes, mercado e o consumidor, você indica desafios, oportunidades e especificidades que regem o mercado que você atua.

Desse modo, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar na hora de fazer um estudo de mercado mais eficiente. Pequenos pontos que vão deixar a sua empresa a par do que o seu cliente precisa, mas sempre de olho na concorrência.

Um estudo de mercado de qualidade, lhe fornece um diagnóstico completo da situação atual do mercado

Em resumo, a pesquisa de diagnóstico de mercado é o primeiro passo para um estudo de mercado. Ou seja, é a pesquisa um pouco mais abrangente, porém, ela mostra quais as empresas que atuam nesse segmento, qual a demanda atual pelos produtos desse mercado e quais os maiores desafios para quem atua nesse ramo.

Portanto, você pode fazer pesquisas de diagnóstico de mercado com os consumidores ou com as empresas que atuam no seguimento, abordando diversos pontos. Nesse caso, tudo vai depender do tamanho do seu mercado, dos pontos que você vai abordar na pesquisa e do estágio que a sua empresa se encontra.

Análise de concorrência

De fato, esse tipo de pesquisa mostra como você deve ir se posicionando em relação a concorrência e vendo quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Ao propósito de fazer uma pesquisa, você ouve o que os clientes têm a dizer sobre as marcas que atuam no mercado.

As informações são bem valiosas para o seu negócio, isso todos já sabem. Porém, você vai saber quais são as estratégias dos seus concorrentes estão dando certo ou errado, quais produtos eles preferem e quais marcas eles se relacionam mais.

Por fim, tudo isso são insights muito importantes para definir ou refazer a estratégia da sua empresa.

O estudo de mercado, ajuda a identificar o público-alvo e segmentá-lo

Conhecer seu público é essencial para elaborar as estratégias de marketing e vendas. Você precisa entender o seu cliente, saber da experiência do cliente com a sua marca, o relacionamento e etc. Para isso, é preciso saber algumas informações específicas como:

  • Onde moram;
  • Como preferem ser atendidos;
  • O que gostam e não gostam de fazer;
  • Etc.

Os critérios mais comuns para fazer uma segmentação de público-alvo é:

  • Segmentação geográfica: onde o seu público-alvo mora e trabalha;
  • Segmentação psicográfica: valores, estilo de vida e personalidade;
  • Segmentação demográfica: características como sexo, idade, classe social e etc.;
  • Segmentação corpotamental:  onde o público-alvo procura conteúdos e produtos.

Um estudo de mercado de qualidade, faz você perceber as suas necessidades

Eventualmente esses clientes buscam por uma experiência. De fato, isso que acaba diferenciando o seu produto dos outros que existem no mercado.

Identificar as reais necessidades do mercado, que muitas vezes vão além daquilo que os clientes declaram. Em suma, isso será o fator decisivo na hora de você montar a sua estratégia no posicionamento, de branding e de criar a sua proposta de valor. Dessa forma, esses itens tornaram a sua marca única.

Além de ser única e original, ela precisa ocupar um espaço especial na mente do cliente. Uma vez que você já sabe o que ele deseja, esse trabalho fica muito mais fácil. Portanto, ao fazer um estudo de mercado para descobrir as suas necessidades, procure focar naquelas que seus concorrentes não estão prestando atenção, para ter um bom retorno.

Por fim, busque também fazer um planejamento estratégico do seu negócio para aproveitar as necessidades não atendidas. De fato, se aprofundar mais no potencial dessas necessidades, é um diferencial.

Tendências do mercado

Como as novas tecnologias podem impactar no seu mercado? Os consumidores estão mudando a forma de pesquisar e consumir os produtos? De fato, entender como as tendências do mercado podem atingir o seu negócio é fundamental para se preparar e antecipar os impactos positivos e negativos.

Por isso que você precisa ficar atento às tendências. Ao fazer pesquisas sobre as tendências do mercado com os consumidores, você fica muito mais preparado para as mudanças que podem acontecer.

Intenção de compra

Você acha que as pessoas comprariam o seu produto? Quanto ela está disposta a pagar no seu produto? As pesquisas de intenção de compra, ajudam a traçar as estratégias de preço, marketing de vendas e também a validar um novo produto.

Teste de produto

Para a validação no produto do mercado, existe uma etapa muito importante que é fazer o teste do produto.

Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você pode descobrir, por exemplo, que existe um produto similar no mercado com um preço inferior ao seu, ou por outra, se as pessoas veem um potencial na sua solução.

Por fim, receber algumas sugestões pode deixar o seu produto ainda melhor.

Publicado em 13/03/2019. Atualizado em 21/07/2020.

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