Falência nas empresas: 4 dicas para evitar que seu negócio corra este risco

Chame no Whatsapp

Tópicos

Falência. Mulher sentada com as mãos na cabeça em sinal de preocupação.
Falência das empresas

De acordo com levantamentos, as empresas pequenas e médias respondem por 96% das falências decretadas em 2018. Abrir uma empresa não é uma tarefa simples e para mantê-la aberta e em crescimento é necessário ficar atento a alguns pontos cruciais como: ter um bom planejamento financeiro, estar atualizado sobre as novidades do mercado para que os concorrentes não te ultrapassem, estar sempre captando novos clientes e sobretudo fidelizá-los. Pensando nisso, teremos aqui 4 dicas para evitar que seu negócio corra o risco de ir à falência.

Planejamento financeiro é o primeiro passo

Não é por acaso que a maioria das empresas que decretam falência são as pequenas, nesse caso o planejamento é ainda mais importante. Nos primeiros anos de vida pode acontecer de o empreendedor manter as contas tanto da empresa quanto pessoais, juntas. Isso é muito arriscado, o investidor deve ter um salário fixo e manter os gastos e lucros da empresa separados. Desse modo, é possível ter dinheiro para reinvestir na companhia ou fazer uma reserva de emergência. A reserva é essencial para assegurar que sua empresa não vá a falência, te mantem seguro durante um certo tempo até que seu problema financeiro seja resolvido.

Além disso, é importante ter todas as despesas, lucros e investimentos organizados, o uso de planilhas é essencial nesse momento. Então se a sua empresa correr algum risco devido ao planejamento financeiro, será possível identificar o quanto antes para que não se torne uma situação irreversível.

Concorrência

Atualmente devido ao grande número de empresas abertas é comum que independentemente do segmento da sua empresa, você já tenha muitos concorrentes. Dito isso, para que sua empresa sempre esteja na frente, é necessário desenvolver planejamentos estratégicos. Além disso, é importante estar sempre se atualizando sobre as novidades do seu mercado para que seu negócio não fique para trás e para que sua empresa não perca seu diferencial.

Reinvente-se

Vivemos na era digital e o mundo que conhecemos muda a cada dia. As pessoas estão se adaptando e participando dessa mudança e as empresas não podem ficar para trás, a inovação do produto é muito importante. É necessário estar sempre agregando valor ao que sua empresa produz, seja em material ou em prestação de serviço. Para simplificar podemos pensar nos bancos, antes para realizar pagamento de faturas era necessário ir até uma lotérica, hoje podemos quitar nossas dividas pelo celular e em alguns minutos, essa facilidade fidelizou mais clientes às empresas que adotaram esse método. Então é importante estar sempre pensando em inovações e analisar o que o seu público está precisando, pois quando seu cliente possui um problema, sua empresa pode ser a solução.

O marketing digital constrói uma forte relação com o cliente

É muito importante estar sempre captando novos consumidores, o marketing digital chegou para facilitar e aumentar a relação entre cliente e empresa. É fundamental sua empresa estar no ambiente virtual, sobretudo quando seu público está inserido nesse meio. As redes sociais ajudam a criar um ambiente mais descontraído, onde a empresa poderá publicar novidades, engajar o público e estar presente para que sua marca esteja sempre sendo lembrada.

O marketing de conteúdo, além de trazer mais captação de clientes por estar tirando dúvidas e informando seus leitores, estará trazendo reconhecimento da empresa e autoridade no assunto devido ao seu conteúdo ser de qualidade e possuir informações relevantes para seu público. Isso aumentará suas vendas, visto que, se seu material é confiável certamente sua empresa também será.

Portanto, para que sua empresa não tenha risco de ir à falência é importante se manter ativo, perto de seus clientes e atento aos seus concorrentes e as novidades do mercado e, sobretudo, se manter organizado com a administração financeira da empresa. Esses pilares são essenciais e trarão diferencial para sua marca.

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami