A expectativa é de que, com a mudança do cadastro positivo, alcance 110 milhões consumidores adimplentes
Agora, todos os bons pagadores serão automaticamente enviados para a lista do cadastro positivo, esses dados serão geridos por empresas de crédito. A ideia é que esses consumidores possam ganhar mais pontos e negociar juros menores em empréstimos e financiamentos devido ao seu histórico.
Portanto, será possível, além de evitar a inadimplência, ter acesso a todos os bons pagadores essa é uma ótima oportunidade para contatar e negociar com esses consumidores.
O cadastro positivo existe desde 2011, entretanto para que o consumidor entrasse para essa lista era necessário entrar em contato com o banco. Com a aprovação dessa mudança todos os bons pagadores serão inclusos automaticamente no banco de dados. Contudo, os consumidores que quiserem sair podem solicitar a exclusão.
Expectativa
De acordo com o portal eletrônico Diário do comércio, a perspectiva dos parlamentares que aprovaram essa mudança é de que alcance 110 milhões de bons pagadores. Ademais, as empresas e bancos poderão fornecer dados de cadastros positivos.
Entre as exigências propostas ao Banco Central para a liberação dos dados é, no prazo de 24 meses, encaminhar ao Congresso um relatório sobre os resultados da nova mudança.
E você, o que achou da novidade? Traremos mais informações sobre os benefícios do cadastro positivo, fique ligado.