O capital de giro é o montante que a empresa utiliza para pagar as despesas mensais como o salário dos funcionários, energia elétrica, água, impostos, aluguel, telefone, internet e os demais custos para despesas operacionais. Devido a defasagem entre a entrada e saída do dinheiro, sobretudo para as empresas que vendem a prazo, há um grande risco de a empresa gerar dívidas, caso não tenha uma boa organização. Por isso, iremos te dar 3 dicas para garantir a gestão do capital de giro da sua empresa.
Calcule o capital de giro da empresa
Como a entrada e saída de dinheiro da empresa possui uma defasagem, é necessário ter um valor garantido na conta da empresa para ser o capital de giro. Dito isto, para calcular o capital de giro é necessário verificar o prazo em média de recebimento de pagamento dos clientes. Assim, é possível saber o recorte de tempo até a nova entrada de dinheiro.
Para simplificar, imagine que a cada 15 dias entre dinheiro no caixa da empresa, então, é necessário que tenha um capital de giro de no mínimo 15 dias de gastos, certo? Para realizar esse cálculo, basta levar em consideração a média dos gastos mensais. E em seguida dividir por 30 dias. Assim, é possível saber quanto é necessário ter na conta da empresa por 15 dias. Contudo, é importante definir uma porcentagem para os gastos mutáveis, que não estão inclusos nas despesas fixas, mas toda companhia possui.
Desse modo, é possível se preparar melhor e ter um montante e uma gestão no capital de giro que condiz com as necessidades da empresa.
Analisar para quem se faz a concessão de crédito
É muito importante consultar o CNPJ de todos os clientes que compram a prazo, visto que a inadimplência pode ser prejudicial para o capital de giro da empresa. Por isso, analise o histórico de pagamento para saber se o cliente está devendo para outras companhias e se ele parece ser confiável. Assim, você busca negociar apenas com quem possui baixo risco de inadimplência.
Negocie prazo com clientes e fornecedores
Vendas a prazo são extremamente arriscadas, por isso, busque datas estratégicas para o pagamento dos fornecedores, organize essa pendência para um tempo depois da data de recebimento do pagamento dos clientes. Dessa forma, se os clientes atrasarem o pagamento ou surgir algum imprevisto, você terá mais tempo para solucionar o problema sem precisar se endividar.