Em entrevista para a rede televisiva norte-americana, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a instituição deve autorizar transferência e pagamento pelo Whatsapp. Campos explica que a intenção do novo meio de pagamento é além de proteger os dados dos cidadãos, promover maior competição no mercado sem tornar o segmento, um novo monopólio.
Veja também: PIX: o sistema de pagamento do Banco Central promete transferências instantâneas
Pagamentos pelo Whatsapp
O projeto vem de junho deste ano. A proposta havia sido suspensa por conta dos riscos que poderia causar aos usuários. Sem contar que essa ação pode trazer prejuízos para o mercado brasileiro, caso não tenha uma avaliação rigorosa.
Devido a essas preocupações, o BC acredita que projetos desse tipo necessitam de um processo de aprovação. Caso esteja com todos os pontos de acordo, será aprovado.
Por sua vez, o Whatsapp anunciou que esse novo recurso da plataforma permite transferir e realizar compras por meio do próprio App com a proteção Facebook Pay. O Whatsapp e o BC estão em diálogo para tornar o projeto possível. Quando o lançamento for autorizado, os usuários interessados em aderir ao meio de pagamento, deverão utilizar o Facebook Pay no celular. Em seguida precisam cadastrar os dados do cartão de crédito e débito e definir uma senha. O passo a passo para efetuar a compra seria o usuário escolher o contato, clicar na opção anexar e terá as alternativas de pagamento ou transação.
Projeto que havia sido suspenso
Inicialmente o meio de pagamento pelo Whatsapp foi anunciado no dia 15 junho. Na proposta original, as transações seriam processadas pela Cielo e o recurso estaria disponível para os clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, ou seja, instituições que têm cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard. Lembrando que o recurso não gera custos para os consumidores e pessoas físicas. Mas as empresas, como de costume, terão uma taxa por transação feita. Embora as pequenas empresas sejam o foco do uso do meio de pagamento, o Banco Central, inicialmente, impediu o lançamento do recurso.
Veja também: Banco Central anuncia que atividades econômicas mostram sinais de recuperação
Em um comunicado da empresa Whatsapp ao portal eletrônico Agência Brasil, a plataforma acredita que atualmente as empresas, sobretudo os pequenos negócios, já estão habituadas a utilizar o Whatsapp para oferecer atendimento aos clientes. E com a ideia desse novo meio de pagamento pela plataforma, facilitaria muito o processo de venda. Sem contar que traria mais empresas para a economia digital, para gerar mais oportunidade de crescimento para as companhias brasileiras.