Abecs e varejistas discutem mudanças nas formas de pagamento

Chame no Whatsapp

Tópicos

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e os varejistas discutem mudanças nas modalidades de pagamento, de maneira a se aproximar das práticas internacionais e também como forma de reduzir o volume de moeda em circulação.

A proposta inicial da Abecs, debatida em uma reunião com varejistas e o Banco Central, em janeiro, previa o fim do parcelado sem juros. No entanto, após uma reação negativa dos lojistas, a Abecs afirmou que a sugestão de mudança que está na mesa para ser discutida agora pressupõe que o produto a ser desenvolvido conviva com as opções já existentes, inclusive o parcelado sem juros. As informações foram divulgadas pelo Valor Econômico.

Com novo modelo, crediário será padronizado e atrativo para o varejo

A proposta de crediário em discussão pelo setor de cartões prevê a criação de um produto novo, com nome e características padronizados e atrativo para o varejo.

“A decisão sobre que opções oferecer sempre caberá ao lojista”, afirmou o diretor executivo da Abecs, Ricardo Vieira, em entrevista ao site de notícias. No entanto, ele ressalta que o objetivo é que a nova modalidade seja competitiva para o varejo. No modelo em estudo, essa atratividade virá da alteração do prazo de liquidação das operações com cartões de 30 para 5 dias e da forma pela qual o lojista será pago. Mesmo que o consumidor parcele suas compras no crediário, o varejista receberá da credenciadora o valor integral de uma só vez.

No parcelado sem juros, a credenciadora repassa apenas uma prestação por mês, sendo a primeira após 30 dias. Encurtar o prazo reduziria a necessidade de antecipação de recebíveis do comerciante. “O pequeno comerciante não tem acesso a capital de giro. Para ele, é bom receber de uma vez em cinco dias”, disse Vieira.

O desenho final de como funcionará esse crediário padronizado ainda não está fechado e a previsão é de que não se chegue a um modelo no curto prazo. Mas, se a ideia prosperar, esse crediário deverá ser regulado pelas bandeiras de cartões e aprovado pelo Banco Central.

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami