A importância da análise de crédito nos setores da empresa

Chame no Whatsapp

Tópicos

Crédito. Grupo de colaboradores em uma reunião.
Uma boa comunicação interna otimiza a análise de crédito

Devido a economia instável do país, vender algum produto ou serviço pode ser uma tarefa complicada. E uma ferramenta que não pode faltar em uma venda a prazo é a análise de crédito, visto que, além de trazer confiabilidade e segurança, a análise reduz a inadimplência das empresas. A verificação dos dados de clientes é um forte aliado quando se quer otimizar as transações comerciais da empresa, mas essa análise consiste em diversas informações importantes e para usufruir desse recurso é necessário conhecê-las. Pensando nisso a Protector Brasil selecionou os fatores mais importantes que cada setor da empresa desempenha para realizar a análise de crédito.

Setor financeiro

O setor financeiro é o coração de qualquer empresa, visto que, é responsável pelo planejamento estratégico, coordenação, análise dos dados, gestão e por realizar a supervisão dos outros setores.

Além de todas essas funções, o setor financeiro também é encarregado de realizar a análise de crédito, portanto esse setor indica a situação dos ativos e passivos, verificando se será arriscado ou não conceder o crédito ao cliente. Essa análise torna as transações mais criteriosas, fazendo com que o setor comercial corra menos riscos.

Setor comercial

O setor comercial é essencial para o crescimento da empresa, pois quanto maior a carteira de clientes e o número de vendas, maior será a lucratividade e consequentemente, o aumento e desenvolvimento da empresa.

Além de trazer maiores lucros para a empresa, a área comercial possui maior contato com os clientes em potencial, essa é uma função de extrema importância, visto que, nesse momento o vendedor estará representando o nome da companhia.

Contudo, com o aumento do faturamento, eleva-se também as chances de inadimplência e o que era para gerar lucro, pode acabar trazendo prejuízo. Por isso, é importante conhecer o cliente antes de realizar a venda. Nesse momento é interessante pensar mais na qualidade das vendas do que apenas na quantidade. Portanto, fique atento, qualifique os clientes antes de fazer negócio. E para essa qualificação, é importante ter uma boa comunicação entre o setor financeiro, responsável por analisar o perfil dos clientes, e o setor comercial, responsável pelas negociações.

Comunicação interna

Como foi citado no tópico anterior, é essencial manter uma boa comunicação entre setor financeiro e o setor comercial, visando uma negociação mais segura e assertiva, essa é uma estratégia muito eficaz para a otimizar a política de crédito dentro de uma empresa.

No entanto, para que essa etapa seja bem-sucedida, é necessário que essa troca de informações seja ágil para que cada atualização sobre os dados do cliente seja transmitida ao setor comercial. Desse modo, diminuem as chances do financeiro passar informações ultrapassadas ao comercial que pode acabar vendendo para um cliente que é mau pagador.

Além disso, a agilidade na informação é importante para não deixar um cliente em potencial esperando por uma confirmação ou recusa de compra, pois caso isso ocorra pode trazer uma relação desconfortável entre empresa e comprador. Portanto, por ser uma análise que deve ser feita com cautela e deve passar por dois setores da empresa antes de confirmar a venda, é necessário ficar atento e tentar otimizar o tempo que se leva para realizar todo esse processo.

Uma boa análise que passa por esses setores e por profissionais da área, irá garantir uma venda mais segura e eleva a qualidade dos processos. Ademais, trará melhores resultados para a empresa, devido a política de crédito estar alinhada com a realidade da companhia.

Então, com toda a equipe bem informada e participando do processo, os colaboradores podem ser mais produtivos e executar suas tarefas com mais engajamento, contribuindo para um ambiente mais colaborativo.

Todo esse cenário motivacional irá proporcionar uma boa relação entre as equipes do financeiro e do comercial, além disso, os setores irão sentir que a empresa estimula e preza pela valorização dos funcionários, que estarão mais dispostos, e o resultado será a otimização da qualidade das análises de crédito.

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami