Análise de score de crédito de empresa

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Análise de score de crédito de empresa. Homem segurando um tablet para calcular o score.
Análise de score de crédito de empresa

O score é um recurso que indica se o cliente para quem você pretende vender é um bom ou mau pagador. Por isso, é importante fazer a análise de score de crédito de uma empresa antes de fechar um negócio.

Para determinar o score de uma empresa são utilizados diversos critérios do passado e, então, é feita uma projeção futura de como esse cliente poderá se comportar no mercado.

Com a análise de score, você pode também usar o Business Intelligence. Para quem não sabe, o BI ou Business Intelligence é solução capaz de coletar, analisar, organizar, compartilhar e monitorar as informações.

De fato, a análise de score de crédito pode fazer muito bem esse papel de monitorar e coletar as informações.

Visto isso, a empresa será classificada em A, B, C, D, E ou F. O cliente classificado como A é aquele que nunca teve uma restrição de crédito. Tem um histórico passado extremamente limpo e hoje está limpo também. Entretanto a empresa qualificada como F é a pior no ranking de riscos de inadimplência.

Análise de score de crédito de empresa: nem sempre F é sinônimo de mau negócio

É preciso saber analisar bem o score de uma empresa para não tomar decisões precipitadas. Um cliente classificado como F não, necessariamente, está com o nome sujo hoje.

Portanto, o score estuda o passado para pontuar o futuro. Então, a empresa apontada como F pode estar limpa hoje, mas, vamos supor, que, há seis meses, ela estava com muitos protestos, por isso, ela recebeu uma qualificação ruim.

À medida que a companhia vai limpando suas restrições, o score dela vai subindo. Porém, isso demora.

Por isso, o score é uma ferramenta que deve ser usada sempre em conjunto com outras informações para que a empresa não corra o risco de deixar de vender para um excelente cliente.

Fechar ou não o negócio?

A decisão de vender ou não para um cliente, com base no score dele, vai depender da empresa.

Portanto, a companhias que comercializam tranquilamente com compradores classificados como A, B ou C; analisam melhor a venda para aqueles qualificados como D; e não fecham negócio com os caracterizados como E ou F.

Enfim, quando o vendedor entende como fazer a análise de score de crédito de empresa, ele tem mais recursos para tomar a decisão certa no negócio.

Publicado em 06/02/2018. Atualizado em 14/07/2020.

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