Assessoria de cobrança: o que você precisa saber

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Assessoria de cobrança: o que você precisa saber. Mulher conversando com cliente e sorrindo.
Assessoria de cobrança: o que você precisa saber

As assessorias de cobrança são empresas que intermediam o relacionamento entre o credor e o devedor. Portanto essa companhia é especializada em realizar cobrança para clientes inadimplentes. Mas uma impressão muito comum que as pessoas têm em relação a assessoria de cobrança é imaginar que é um ambiente com diversos colaboradores ligando insistentemente para os devedores a fim de fechar um acordo. Caso essa seja a imagem que você tem desse tipo de empresa, pode estar enganado.

Na verdade por conta da dificuldade que os analistas de cobrança têm para fechar acordos, a assessoria precisa pensar em bons planejamentos estratégicos para recuperar a dívida. Pensando nisso, vamos te explicar mais sobre o funcionamento de uma assessoria de cobrança.

O que é uma assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é uma prestadora de serviços contratada para fazer o trabalho de recuperação de débitos. Ou seja, são empresas criadas com o intuito de ajudar as outras empresas que não tem como atividade principal a cobrança.

Sendo assim, elas atuam sempre com carteira de clientes em débito e seu objetivo é recuperar o máximo possível do valor da dívida.

Portanto, existem alguns tipos de assessoria de cobrança diferentes, com modelos de trabalhos específicos, como:

  • Cobrança especial compartilhada

Esse é o modelo menos conhecido pelo público, pelo fato de acontecer de uma maneira um pouco diferente dos escritórios de cobrança comuns.

Portanto, nesse modelo a assessoria trabalha dentro da empresa que a contrata, do mesmo modo que são funcionários terceirizados. Ou seja, a empresa contratada que é responsável pela contratação dos funcionários e também pelas tecnologias usadas para fazer a cobrança. A empresa apenas fornece o espaço para que a assessoria possa trabalhar.

Isso faz com que a equipe de cobrança fique focada apenas em resgatar dívidas de uma empresa. Essa prática é mais comum em grandes empresas, onde há uma alta taxa de clientes inadimplentes.

  • Cobrança tradicional

Nesse caso, a assessoria tem seu próprio escritório cobrança, com os seus funcionários e tecnologias. Esse tipo de formato, faz com que essa assessoria de cobrança, possa atender diversos clientes em quaisquer segmentos. De fato, isso depende apenas da sua capacidade.

O que é um escritório de cobrança?

Um escritório de cobrança é identificado dessa maneira, pela sua característica de atender diversas empresas e assume o papel de recebedora, muitos dos escritórios de cobrança, são moldados não apenas para atender clientes a longa distância, mas também os que estão por perto.

Ou seja, em casos que a carteira de cobrança é da região local, essa proximidade pode auxiliar na hora de negociar os débitos. Decerto, você pode fazer um atendimento presencial, para tornar a relação mais humana possível.

Portanto, existem dois tipos de dívidas que, geralmente, são abordadas entre as assessorias de cobrança, são as a cobrança extrajudicial e a cobrança judicial.

Escritórios de cobrança

  • Cobrança extrajudicial

Quando falamos de cobrança extrajudicial, queremos dizer que são pequenas dívidas, classificadas como dívidas amigáveis e que ainda são passiveis de uma boa recuperação. Sendo assim, a classificação desta categoria é de acordo com o valor, tempo de dívida e de débito.

Geralmente, essas dívidas são mais comuns em empresas como companhias telefônicas, financiamentos com faixa de atraso rentável ou que não compensam de débitos financeiros de baixo valor, por exemplo.

  • Cobrança judicial

Como o nome já diz, é um tipo de cobrança que já entraram em processos jurídicos. O trabalho da assessoria de cobrança nesse caso é fazer com que as partes cheguem em um acordo onde seja lucrativo e ágil no recebimento. 

De fato, todos nós sabemos que os processos pela justiça, costuma ser um pouco demorado, dessa maneira, cabe a assessoria fazer o melhor para conseguir o recebimento.

Em casos de cobrança judicial de financiamentos, muitas vezes, é melhor receber um valor inferior ao inicial do que apreender um bem em mau estado ou com mais débitos do que o esperado.

Consequentemente, as assessorias que fazem a cobrança judicial, precisam de um advogado em sua equipe, para mediar qualquer situação. Quando o processo é judicial, é necessário que haja um representante legal durante as negociações e na finalização do acordo.

Como uma assessoria de cobrança funciona?

O pilar principal de uma assessoria cobrança é a sua carteira de clientes. Elas são enviadas pelas empresas contratantes e basicamente são uma base com os dados dos clientes a serem cobrados. Depois disso, se inicia o processo de cobrança.

O primeiro passo antes de buscar regularizar uma dívida é o planejamento estratégico. Ou seja, é ele quem vai determinar qual vai ser a primeira forma de contato com aquele devedor, se vai ser por e-mail, ligação, SMS ou carta.

Você deve estar se perguntando, porque esse contato precisa ser planejado? Portanto, esse primeiro contato vai determinar se vai ser um sucesso ou fracasso. Ou seja, o primeiro passo é que vai impactar no restante da negociação.

Todavia, ao escolher a mensagem meios de comunicação como SMS e e-mail, a assessoria consegue retornos espontâneos e sem gastar muito para fazer esse contato.

Podendo focar as ligações nesse cliente, já que ele se mostrou disposto a fazer o pagamento. Nesse caso, o processo de cobrança se torna mais rápido e assertivo.

As assessorias de cobrança não têm um pagamento fixo válido para todas as carteiras. Dessa maneira, cada carteira de cobrança tem se próprio acordo que define qual porcentagem do recebimento vai para a assessoria.

O mais comum entre os acordos é que os juros e multas fiquem por conta da assessoria e o valor inicial para a empresa. Porém, pode acontecer variações de acordo com o grau de dificuldade da carteira.

Cobrança e recuperação de crédito

Você deve associar a cobrança com a recuperação de crédito, não é? Isso acontece porque esses dois termos são usados como sinônimos na maioria das vezes. Mas eles são considerados de formas diferentes para as assessorias de cobrança, apesar do mesmo escritório poder fazer os dois processos.

Abaixo explicaremos as diferenças entre a recuperação de crédito e a cobrança, para você não confundir ou considerar como iguais.

  • Recuperação de crédito

A recuperação de crédito tem como principio regularizar todas as dívidas de uma pessoa para que ela possa voltar ao mercado. Por exemplo, digamos que a pessoa tenha débitos em empresas diferentes e ela deseja comprar um veículo financiado, a recuperação de crédito auxilia.

É papel deles ligarem para as pessoas que tem a dívidas e tentar a negociação para voltar a ter crédito. De fato, esse trabalho é um pouco mais demorado que a cobrança, pois envolve um número maior de empresas envolvidas.

A proposta de recuperação de crédito deve ser bem elaborada e focada na possibilidade de o consumidor voltar a ter crédito no mercado.

  • Cobrança

A cobrança é a maneira mais popular que nós conhecemos. Ou seja, é quando um operador entra em contato com o devedor para negociar uma dívida específica. Decerto, diferente da recuperação de crédito, o objetivo é receber aquele valor da forma mais vantajosa possível.

Por fim, eles só consideram o fato de que aquela pessoa deve e precisa quitar a sua dívida. De fato, esse modelo gera resultados mais rápidos, dependendo do valor e do tipo da dívida. Por fim, fazer uma boa cobrança é sempre o objetivo de qualquer assessoria de crédito.

A tecnologia na assessoria de cobrança

Com o avanço da tecnologia, muitas assessorias de cobrança estão tornando os resultados muito melhores. A adição do SMS, por exemplo, foi um dos primeiros passos a se tornar uma assessoria de cobrança mais simples e eficiente.

  • Big Data

Você já deve ter pensando em quantos dados nós geramos por dia, ao fazer cadastro em sites de compras, hábitos ou até mesmo localizações. Esse tipo de recurso é chamado de Big Data.

Sendo assim, além do volume de informações, o modelo se refere também a velocidade no processamento de dados. Ou seja, a capacidade de tratar esses dados quase que em tempo real.

De fato, é claro que informações são preciosas para a cobrança, mas não é só isso. Mais do que ter muitos dados, você tem que observar o Big Data como uma ferramenta. Portanto, essa ferramenta quando cruza as informações, pode impulsionar o recebimento das dívidas.

Portanto, Imagine se a pessoa que você precisa cobrar, não está com o número de contato ativo. Com o cruzamento de informações e serviços de localização, é possível encontrar um telefone novo pra entrar em contato.

  • Inteligência artificial

O crescimento na produção de dados auxiliou também na criação de interagir melhor, de acordo com alguns comandos pré-definidos. Elas são construídas através de dados recolhidos sobre determinados comportamentos que geram respostas previsíveis.

De fato, isso parece um pouco distante quando pensamos em assessoria de cobrança, mas saiba que em algum momento da sua vida, você conversou com uma inteligência artificial.

Em 2016, o facebook anunciou o chatbot, que é um robô que conversa com a pessoa através do Messenger. Ou seja, ele funciona com funções pré-definidas e suas decisões podem ser escolhidas pelo próprio usuário.

Conclusão

Enfim, algumas empresas usam esse recurso para resolver problemas simples, quando os seus atendentes estão todos ocupados. De fato, isso poupa o tempo em casos que, muitas vezes, não precisam de um atendente e pode ser resolvido rapidamente.

Portanto, em casos mais elaborados, ele pode realizar uma venda completa sem nenhum auxilio humano. Convenhamos, em um futuro próximo, as máquinas podem até realizar uma cobrança sem problema algum.

Por fim, uma assessoria de cobrança é mais do que fazer uma simples cobrança. Sendo assim, ela pode resolver a vida de quem só quer voltar a ter crédito no mercado, de forma que todos saiam ganhando na negociação.

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