O Cadastro Positivo está aberto e pode favorecer 137 milhões de brasileiros

Chame no Whatsapp

Tópicos

Com o Cadastro Positivo aberto, veja quais são as expectativas e o que esperar do novo histórico de pagamento

cadastro-positivo-aberto
O cadastro positivo está aberto

Está aberto o Cadastro Positivo, um histórico de comportamento de gastos que pode ser consultado para analisar o risco da concessão do crédito. Desde o dia 14 de janeiro, os CPF’s e CNPJ’s que receberam a mensagem de que estão inclusos no sistema dos birôs de crédito, já podem consultar seu perfil no Cadastro Positivo. Este histórico de pagamento pode favorecer 137 milhões de brasileiros dentro do sistema financeiro, sendo assim, equivale a 88,5% da população adulta do país.

Veja também: O que é o Cadastro Positivo. Clique aqui.

Inclusão no mercado de crédito

O intuito da nova lei do cadastro é fornecer mais informações para que as instituições financeiras consigam prever com maior precisão o risco de inadimplência. Além disso, existem cerca de 77 milhões de consumidores ativos no mercado que não possui conta em banco, destas estão cerca de 22 milhões que estão fora do mercado de crédito. Contudo, as pessoas físicas e jurídicas que possuem acesso, mas não oferecem muitas informações sobre o comportamento financeiro, recebem altas taxas de juros. Visto que o credor não possui nenhuma segurança de que o cliente é um bom pagador.

É importante ressaltar que nos estudos a população que mais demonstrou ser beneficiada foi do nordeste com 36,9 milhões de brasileiros que equivale a 90,5% dos nordestinos.

Taxa de juros

Espera-se que em 10 anos, com o cadastro, tenhamos uma redução de 74% da taxa de juros. Com isso, a expectativa é que aumente a concorrência entre as instituições financeiras que irão precisar vender mais para manter os lucros da empresa, aumentando, assim, a oferta do crédito. Sem contar os 10% de PIB adicionado na economia e, por fim, a injeção de crédito de R$ 1,1 trilhão.

Devido a lei do Cadastro Positivo ser recente, é preciso avaliar os impactos que o recurso, de fato, irá proporcionar às pessoas físicas e jurídicas, por isso, o Banco Central tem 2 anos para analisar o  desenvolvimento do projeto.

Veja nosso eBook “Tudo o que você precisa saber sobre o novo Cadastro Positivo”. Clique aqui.

Possui alguma dúvida? Deixe nos comentários, estamos aqui para ajudar 🙂

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami