Suspensão de inadimplentes nos cadastros negativos está em sanção

Chame no Whatsapp

Tópicos

A medida autoriza a prorrogação da suspensão de pessoas nos cadastros negativos pelo tempo que durar o estado de calamidade pública devido ao novo Coronavírus.

Suspensão de inadimplentes nos cadastros negativos está em sanção. Jovem sentado em frente ao laptop com a mão no queixo.
Jovem com computador olhando para fora.

A câmara dos deputados aprovou este mês o Projeto de Lei (PL) nº 675/2020 que propõe suspender a inserção de inadimplentes nos cadastros negativos. O texto não permite a inclusão tanto de pessoa física quanto de jurídica no banco de dados dos bureaus de crédito. O prazo é de 90 dias para dívidas a partir do dia 20 de março. Isto é, o período em que foram implantadas medidas para o combate da pandemia que pode ter prejudicado esses devedores. No entanto, o texto autoriza a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça a prorrogar a suspensão pelo tempo que durar o estado de calamidade, que pode ir até 31 de dezembro. A medida foi enviada para sanção do senado federal e aguarda aprovação.

Veja também: Vendas a prazo: Como se prevenir e recuperar antigos clientes

O projeto tem como objetivo garantir o acesso ao crédito para os consumidores que foram prejudicados pela pandemia. Embora a medida suspenda a inserção de cadastros negativos para a análise de crédito, a intenção é que o devedor, assim que possível, pague as pendências e não entenda que está isento do pagamento.

A medida também determina que o Poder Executivo regulamente e fiscalize para que não haja prejuízo da aplicação de sanções previstas no Código do Consumidor. Caso ocorra descumprimento da lei, o dinheiro será direcionado para medidas de combate ao novo Coronavírus.

Famílias endividadas

Por fim, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), só no mês de maio deste ano, o endividamento das famílias chegou a 66,5%, um crescimento de 3,1% em relação a 2019. As pendências podem ser de cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal e financiamentos. Contudo, o economista da CNC, Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, acredita que a inadimplência não chegou a um patamar alto ainda e que as famílias têm demonstrado grande interesse em manter suas contas em dia.

Banner de 50 reais grátis em consulta de CNPJ.


Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami