Como a inadimplência afeta o fluxo de caixa?

Chame no Whatsapp

Tópicos

Inadimplência no fluxo de caixa. Duas colegas de trabalho, vendo tarefas no notebook.
Como a inadimplência afeta o fluxo de caixa das empresas.

Saber como calcular a probabilidade de não receber pelas vendas realizadas possibilita um bom controle financeiro para sua empresa. Todos os negócios em geral estão sujeitos a não receber uma parte de suas vendas realizadas. Sendo assim, o primeiro passo é verificar a consequência da inadimplência no fluxo de caixa.

Portanto, se você tinha uma entrada prevista para determinado dia e ela não ocorreu, isso pode acarretar problemas. Ou seja, os pagamentos previstos para esse mesmo dia e, para os próximos, não contaram com o que não foi recebido.

No entanto, se o recebimento não ocorrer, o efeito disso no caixa será para sempre. Na prática, o lucro do negócio será abaixo do esperado por conta do valor não recebido.

Mas, se for o caso de apenas um atraso no pagamento, o caixa ficará com desfalque apenas temporariamente. Isso também vai gerar um custo, porém vai ser para cobrir o caixa nesse período.

Existem meios de evitar a inadimplência no fluxo de caixa?

Sim. Por exemplo, se os seus clientes atrasarem o pagamento, você vai precisar de um empréstimo para pagar as suas despesas. Portanto, quando você receber dos clientes que estão em atraso, você quita o seu empréstimo. Porém, isso tem um custo, que é os juros do financiamento.

Como uma outra alternativa você pode verificar e medir o grau de inadimplência do seu negócio. Ou seja, você calcula a probabilidade de não receber pelas vendas.

Você tem que somar os valores dos últimos 6 meses de todas as vendas realizadas e não recebidas e dividir pelo total de vendas realizadas (recebidas ou não) do mesmo período. Multiplique por 100 e você terá um percentual de inadimplência do seu negócio.

Banner de download gratuito de uma planilha de fluxo de caixa.

Você também pode monitorar os seus clientes. Com esse trabalho, você pode se prevenir contra futuras inadimplências e também ver quais os clientes que estão fazendo pagamentos em dia.

Por fim, agora fica mais fácil de você se precaver contra os altos índices de inadimplência na sua empresa.

Tomando cuidado com esses pequenos detalhes, você evita a inadimplência no seu fluxo de caixa. Por consequência, suas vendas vão melhorar e sua empresa vai se manter no azul sempre.

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami