Quem trabalha à frente das vendas de uma empresa está sempre se perguntando, como antecipar o risco de crédito de um cliente? Afinal, não receber por uma venda realizada é um dos piores tipos de prejuízos que a companhia pode ter.
Portanto, realizar um monitoramento frequente da carteira de clientes é importantíssimo. Isso para entender como está a saúde financeira dos seus clientes.
O monitoramento de carteira lhe permite acompanhar semanalmente, ou até mesmo, quinzenalmente. Ou seja, fornece todos os detalhes principais sobre os seus clientes.
Cheques sem fundos, ações, protestos, CNPJ sujo, dívidas a fornecedores, score, entre outros. Dados muito úteis para que você tome decisões de crédito corretas perante esse cliente.
Como antecipar o risco de crédito de um cliente: analise se ele está pagando seus fornecedores
Outro ponto importante que o monitoramento da carteira de clientes lhe traz é sempre analisar se o seu clientes está pagando seus fornecedores.
Pode ser um ótimo cliente, mas se ele não paga os fornecedores em dia, se os atrasos estão cada vez mais frequentes. Logo pode ser você que ele deixará de pagar.
Portanto, esse monitoramento é fundamental para antecipar problemas desse como esse. E também, tomar uma decisão de ação estratégica para lidar com esse cliente em questão.
Podemos considerar também estratégias como, vender em menor quantidade, vender em menor tempo à prazo, vender apenas à vista.
Além disso, fazer uma boa análise de crédito também pode ajudar você a antecipar o risco de ter em sua carteiras maus clientes.
Existem muitos meios de se precaver e você também pode criar a sua própria política de crédito, para facilitar nas transações.
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Publicado em 02/05/2018. Atualizado em 14/07/2020.