Entenda de que forma o risco de crédito auxilia tanto na concessão de crédito quanto nos critérios de vendas a prazo.
Nas vendas a prazo, o risco da concessão de crédito é o que determina quais serão os critérios de venda. Ou seja, a política de crédito de cada empresa. Quanto maior o risco que o credor corre, mais rigorosos devem ser os critérios para a liberação de crédito. Portanto, para entender melhor quais riscos são esses, precisamos destrinchá-los.
Veja também: Política de Crédito: 4 erros comuns que você deve evitar cometer
Risco do custo
O risco do custo é analisar quanto financeiramente a empresa será prejudicada caso o cliente se torne inadimplente. Esse cálculo do risco do crédito é feito por meio do custo da produção do produto, margem de lucro e todos as outros custos que implicam na venda. Com essas informações em mente fica mais fácil definir se os critérios de venda serão mais rigorosos ou brandos e qual o limite de crédito que os clientes podem ter. Esses fatores devem ser levados em consideração para evitar o prejuízo do fluxo de caixa da sua empresa. Assim a companhia não terá dificuldade em pagar as dívidas por causa que os clientes não cumpriram com as pendências.
Risco do cliente inadimplente
Além de levar em conta o capital que o credor está correndo o risco de perder, é preciso pensar que cada cliente demonstra um risco de inadimplência maior do que o outro. É importante ter em mente que a capacidade de pagamento e o perfil do cliente podem trazer um alto ou baixo risco de inadimplência. As razões para aumentar o risco de inadimplência de uma venda pode ser o porte da empresa que está vendendo, alguma restrição no CNPJ e até mesmo a importância do produto do credor para cliente, caso seja muito relevante, o pagamento dessa dívida será prioridade. Isso sem contar as outras informações que a consulta de CNPJ disponibiliza.
Um outro ponto muito importante que o risco de crédito pode ajudar é para definir tanto o limite de crédito de cada cliente quanto o valor que pode ser aumentado do limite de crédito.
Por fim, lembre-se que todas essas informações devem estar documentadas na política de crédito da sua empresa, assim, evitará erros e concessões de crédito indevidas.
Para saber mais sobre nossos planos para Consulta de CNPJ, preencha nosso formulário que nossos colaboradores entrarão em contato.