Política de crédito são os critérios que as empresas que vendem a prazo criam para regulamentar a concessão de crédito para os clientes. Esses critérios variam de acordo com o risco, empresas que estão com pendências ou em compras em que o valor é muito alto. Desenvolver uma política de crédito é uma tarefa delicada e se não for feita corretamente pode gerar prejuízo para a empresa devido a inadimplência. Pensando nisso, selecionamos os 4 erros mais comuns na política de crédito que você deve evitar cometer.
Não analisar o segmento da empresa
Diversos fatores influenciam a concessão ou recusa de crédito como a análise do CNAE (Classificação de Atividades Econômicas), que informa o segmento que a empresa atua. Com essa informação é possível saber se o ramo em que o cliente trabalha condiz com a quantidade e o produto que ele está comprando. Isto é, se o cliente está comprando vidro, mas o CNAE é de uma papelaria, é preciso analisar se faz sentido ele comprar vidro.
Além de analisar o segmento do cliente, é preciso levar em consideração a quantidade de materiais que ele está comprando, caso seja um volume alto de um produto que não é importante para a produção dele, é preciso ficar atento. Com o CNAE é possível evitar fraudes, porém é muito comum, durante a análise de crédito, o analista financeiro não conferir essa informação que poderia ajudar a evitar um prejuízo para a empresa.
Não analisar a data de fundação da empresa
As empresas novas não possuem nenhum tipo de restrição no CNPJ e se o credor não analisar a data de fundação da empresa, pode conceder um valor alto de crédito para uma companhia que acabou de entrar no mercado e não possui condições de quitar essa dívida. Por isso, é importante ter atenção às empresas novas e manter um limite de crédito menor para a primeira venda com o cliente.
Veja também: como vender para empresas novas
Não ter a política de crédito documentada
Um outro erro muito comum é não fazer um documento com todos os critérios de concessão de crédito. Assim, caso seja necessário trocar o funcionário que é responsável por essa tarefa, não tem a política de crédito registrada para que outro colaborador possa seguir os critérios e dar continuidade na função. Portanto, além de ter uma política de crédito bem estruturada, é importante mantê-la documentada para que os novos funcionários sigam corretamente as orientações da análise de crédito.
Descartar todos os clientes inadimplentes
Acontece muito de a empresa conceder automaticamente crédito aos clientes adimplentes e os clientes com restrições são descartados. Contudo, para os inadimplentes, é necessário analisar se realmente não é seguro negociar. Porque a restrição pode ter sido uma cobrança indevida, ou a empresa não foi notificada e por isso, desconhece a dívida. Ou seja, há diversas razões para que o comprador esteja com essa pendência. Por isso, é interessante analisar com mais cuidado cada CNPJ para que um bom pagador não seja descartado.