
Nos últimos três anos, a política do país tem alterado a situação financeira das empresas. Por isso, não dá para confiar em cliente que sempre foi bom pagador, ele pode estar passando por uma crise. Por isso, antes de fechar um negócio é preciso saber como medir a saúde financeira de uma empresa.
Veja também: 3 dicas para a gestão do capital de giro da sua empresa
Informação é a palavra de ordem. Sem ter o conhecimento de como está a situação financeira de um cliente, o vendedor não saberá como agir. Após fazer a análise de crédito, a empresa terá condições de avaliar um cliente e decidir fazer ou não negócio. Vender, hoje, sem esta avaliação é aumentar os riscos de inadimplência e as chances de perda do patrimônio da empresa.
Qualificando um cliente: como medir a saúde financeira de uma empresa
Para definir se um cliente é um bom ou mau pagador, o comprador deve avaliar diversos pontos obtidos através de uma consulta de crédito. A qualificação do comprador e a decisão final de fechar ou não o negócio vão depender da política interna de cada companhia.
Uma empresa com boa saúde financeira tem informações cadastrais corretas e atualizadas e histórico dos sócios. Além de poucas ou nenhuma restrição como: cheques sem fundo, protestos, ações e negativações.
Um boa empresa também tem um bom score de crédito. De fato, essa ferramenta é muito usada para medir os níveis de uma empresa. Sendo assim, uma empresa com o score alto, quer dizer que tem boas chances de ser um bom pagador.
Entretanto, os negócios não são fechados apenas com empresas em bom estado financeiro. Pode-se trabalhar com empresas que não estejam tão boas assim, tendo, claro, cautela para evitar prejuízos.
O importante para o empresário é saber como medir a saúde financeira de uma empresa para que ele tenha conhecimento com quem está lidando.
Experimente a nossa ferramenta de crédito e saiba medir a saúde financeira de seus clientes atuais e futuros. Clique aqui e peça uma degustação da nossa plataforma e tenha mais assertividade nas suas vendas.
Publicado em 01/11/2017. Atualizado em 10/07/2020.