
É preciso avaliar um conjunto de informações para saber como qualificar clientes com análises de crédito. A decisão final de caracterizar uma empresa como boa ou ruim para fazer negócios vai depender da política interna de cada companhia.
Os relatórios financeiros também funcionam bastante na hora de saber como andam a vida financeira das empresas. Se programar e fazer a decisão certa na hora de uma boa análise, é sempre a melhor opção.
Um ponto importante a ser considerado nessa qualificação do cliente é o faturamento presumido. Ou seja, qual o tamanho dele perante ao mercado.
Após obter essa informação, o vendedor poderá avaliar se o desejo de compra da empresa condiz com a realidade financeira dela.
Por exemplo, o cliente deseja comprar R$ 1 milhão em mercadoria. Porém, o faturamento presumido dele é de R$ 300 mil. Esse é um sinal de alerta. No entanto, vale a pena fechar o negócio? Se a política interna da empresa vendedora considerar que vale, então sim.
Mas é preciso ir atrás de outras informações do comprador para minimizar os riscos de inadimplência.
Como qualificar clientes com análises de crédito: juntando as informações
Portanto, para definir quanto você vai liberar de limite ao cliente, é importante estar bem informado sobre a saúde financeira da empresa. Sempre verificar o score de crédito, é uma das alternativas na hora de se informar sobre os clientes.
Os seguintes pontos merecem ser avaliados: informações cadastrais (endereço, data de fundação, CNPJ, razão social), score, cheques sem fundo, protestos, ações, negativações e histórico dos sócios.
Após obter esse conjunto de informações, a empresa baseada em sua política interna, vai definir: vender ou não vender.
Se o cliente for qualificado como ruim após as análises de crédito, isso significa que o negócio não será feito? Nem sempre. O vendedor pode optar por vender à vista, entregar aos poucos ou reduzir o limite de crédito do cliente.
Enfim, o mais importante do que decidir se vai vender ou não. Mas sim saber com quem você está lidando e como qualificar clientes com análises de crédito.
Publicado em 01/11/2017. Atualizado em 14/07/2020.