A movimentação da data foi de R$ 3,8 bilhões, um aumento de 30% em compras comparado ao mesmo período do ano anterior
A Black Friday está se consolidando cada vez mais no Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, as lojas virtuais faturaram, entre os dias 28 e 29 de novembro, cerca de R$ 3,8 bilhões, um aumento de 30,9% comparado ao mesmo período de 2018.
Ainda sobre o levantamento, foram registrados, em média, cerca de 35 compras por segundo no varejo online. E no total foram 6,11 milhões de compras feitas em plataformas digitais, um aumento de 28,5% no número de vendas em comparação a Black Friday do ano anterior.
O diretor executivo da Compre&Confie, André Dias, explica que os motivos do aumento das vendas desse ano é devido a questões relacionadas ao controle da inflação no país, o valor do frete ter se mantido baixo durante a Black Friday e o preço baixo dos produtos.
A média das compras aumentaram 1,9% com o gasto médio de R$ 634,00 por consumidor. Ademais, a região que mais se destacou foi o Sudeste com 65,5% das compras feitas, seguido do Sul do país com 14,1%. E as categorias que mais venderam nessa Black Friday foram a de Moda e Acessórios, seguida de Entretenimento e logo após a de Beleza.
Além disso, a empresa antifraude ClearSale registrou R$ 25 milhões de fraudes evitadas durante a Black Friday. “As principais tentativas de fraude envolvem a utilização de dados no cartão de crédito por terceiros, sem o conhecimento dos titulares” afirma Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale.
Cyber Monday
Para fechar o período de descontos, as empresas realizaram a Cyber Monday, que são promoções na segunda-feira, após o fim de semana da Black Friday. Nessa nova data, as lojas aproveitam para ofertar os produtos que não foram vendidos durante o fim de semana. Esse ano a Cyber Monday teve um aumento de 11% no número de vendas, em comparação ao ano de 2018. No total gerou R$ 412 milhões de faturamento, de acordo com a Ebit Nielsen, empresa que estuda o mercado de lojas virtuais.