Como serão apresentados meus dados no Cadastro Positivo?

Chame no Whatsapp

Tópicos

dados-cadastro-positivo
Dados Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é novidade para muitos, principalmente, por ser uma lei nova e que implica em diversos fatores, desde as empresas que devem enviar as informações sobre histórico de pagamento para os birôs de crédito quanto ao credor ter maior acesso aos gastos das pessoas físicas e jurídicas. Pensando nisso, trouxemos informações de como estarão as informações do seu perfil no sistema do Cadastro Positivo. Vale lembrar que o consultado pode entrar em contato com o birô de crédito caso tenha alguma informação divergente.

Índice de comportamento de gastos

As empresas fonte do Cadastro Positivo irão informar o valor gasto de cada cliente, a data de vencimento, se o pagamento foi feito com atraso ou pontualidade e as parcelas a vencer. Os dados disponibilizados serão do mês atual e do histórico de pagamento dos últimos 12 meses da pessoa física ou jurídica. Portanto, o cadastro, inicialmente, terá os dados dos últimos 13 meses.

Contudo, serão feitas atualizações semanais e diferentemente do histórico de pagamento atual que mantém as informações somente dos últimos 5 anos, o Cadastro Positivo irá conservar os dados durante 15 anos.

Além disso, os dados mostrados serão divididos por segmento, ou seja, se a pessoa tiver um financiamento veicular com parcela no valor de R$ 800,00 e teve um gasto de R$ 150,00 em média em energia elétrica e assim por diante, será possível realizar uma análise mais detalhada, com informações mais realistas. Desse modo, será possível verificar quanto o cliente está comprometido financeiramente.

Portanto, o Cadastro Positivo irá otimizar a análise de crédito, por ter um período maior de comportamento de gastos, despesas mensais, além de poder calcular o quanto a renda do cliente está comprometida.

Índice de pontualidade

Com o acesso ao valor de contas em atraso e as que são pagas pontualmente, é possível também analisar quanto tempo normalmente esse cliente demora para pagar ou até quais segmentos que o cliente dá preferência para o pagamento, então pode ser tanto um comportamento positivo quanto negativo. Com essas informações é possível estipular melhor o risco de inadimplência.

Score

O score no Cadastro Positivo será analisado por todas as contas pagas em dia, em atraso e suas negativações. O score irá apresentar em forma de pontuação a classificação referente a probabilidade de inadimplência por segmento.

Veja também: “Como‌ ‌aumentar‌ ‌o‌ ‌score‌ ‌do‌ ‌Cadastro‌ ‌Positivo?”‌ Clique aqui.

Como serão mostrados esses dados?

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) determinou a forma na qual os bureaus de crédito devem mostrar os dados. Além do Score, os dados também serão disponibilizados por intermédio de modelagens, ou seja, serão feitos gráficos mostrando os valores gastos por segmento.

Movimentação do Cadastro Positivo

Durante a consulta de crédito, ficará disponibilizado a movimentação de entrada e saída da pessoa física ou jurídica no banco de dados do Cadastro Positivo. Além disso, será mostrado também o número de consultantes do cadastrado.

Com essas informações é possível avaliar se o credor possui ou não risco de inadimplência devido ao período de permanência e ausência na base e no número de consultantes.

É importante lembrar que o cadastrado tem o direito de proibir qualquer empresa de enviar seus dados, sendo assim, só será disponibilizado os dados das fontes que a pessoa física ou jurídica optar, entretanto, essas proibições ficarão visíveis no momento da consulta.

Veja nossos outros artigos sobre o Cadastro Positivo e entenda mais sobre esse novo recurso.


Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami