O Sebrae divulgou recentemente uma pesquisa que aponta a dificuldade de obetenção de crédito como uma das principais barreiras para a expansão das micro e pequenas empresas.
De acordo com o texto publicado no portal da Exame, 53% do setor aponta os juros altos como entraves para seu crescimento e 24% reclamam da burocracia.
Os dados da pesquisa ainda disseram que 84% dos micro e pequenos empresários não tomaram empréstimo nos últimos 6 meses. Além disso, 49% nunca pegaram empréstimo pela sua empresa, como pessoa jurídica.
Aqueles que fazem empréstimos utilizam seis bancos, que repassam recursos do BNDES quando o empréstimo é inferior a R$ 20 milhões, e são responsáveis por 81% do crédito concedidos às MPE.
O texto traz ainda informações sobre os microempreendedores, cujo faturamento anual é até R$ 60 mil, representam 92,7% das empresas brasileiras e respondem por 23,6% dos postos de trabalho.
Já as pequenas empresas têm faturamento de 360 mil a 3,6 milhões, sendo 6,2% do total de empresas no país e respondendo por 28,6% das vagas de trabalho.