O setor financeiro é um dos pilares para o crescimento de qualquer negócio, pois essa área fornece uma base para que todos os outros setores se mantenham. E a gestão financeira é um ponto muito importante dessa estrutura, porque se o empreendedor negligenciar cuidados nesse setor, o risco de a empresa ir à falência é muito grande. Pensando nisso, vamos te explicar sobre os erros mais comuns na gestão financeira que você deve evitar cometer neste ano de 2020.
1. Unir a conta pessoal e da empresa e não ter controle do capital de giro
O primeiro ponto importante é manter a conta do empresário separada da conta da empresa. A conta da empresa precisa ser extremamente organizada e todas as movimentações do fluxo de caixa precisam ser registradas e justificadas para ter maior controle sobre as entradas e saídas de dinheiro. Desse modo, é possível saber quanto se tem, quanto se pode gastar, e quais são os gastos desnecessários. Sem contar a maior facilidade que terá quando precisar pagar o Imposto de Renda.
Além disso, o capital de giro é indispensável na gestão financeira. Devido a defasagem de entrada e saída do dinheiro na empresa, o capital de giro serve como uma reserva para pagar as despesas mensais da empresa como o aluguel, internet, salário dos colaboradores, energia elétrica, água e as despesas necessárias para manter a empresa funcionando.
Veja também: 3 dicas para a gestão do capital de giro da sua empresa
2. Não fazer um demonstrativo de resultados de exercício
Com um controle maior sobre as movimentações do fluxo de caixa é possível fazer Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), assim a empresa pode verificar o que está dando lucro e o que é prejuízo para o negócio. Além disso, o DRE também possibilita ao empreendedor analisar, por exemplo, se a empresa está precisando de novos recursos. Assim como novas estratégias proporcionam novas possibilidades, as mudanças e adaptações são sempre bem-vindas em qualquer empreendimento.
3. Não se preparar para períodos de baixa produtividade
A maioria dos empreendimentos têm momentos de alta e baixa venda, e geralmente é devido aos períodos sazonais. Se esse for o caso do seu negócio, é necessário se preparar e manter uma reserva para as fases em que as vendas diminuem. Com isso, o setor financeiro conseguirá dar conta desses períodos e ainda evitar empréstimos que podem deixar a empresa endividada.
4. Não investir em inovação e em publicidade
Na gestão financeira das empresas é necessário investir em inovações dos produtos ou serviços da sua empresa. As novidades e os diferenciais serão alguns dos principais motivos de os clientes escolherem comprar da sua companhia, por isso, esteja sempre disponibilizando um valor para melhorias. Sem contar que é muito importante estar sempre atento as novidades do mercado, principalmente nos concorrentes, visto que, ficar para trás, pode significar perder espaço no mercado e por consequência, perder clientes.
Por fim, um outro investimento importante é em publicidade. Com a era da internet, o custo de investir em publicidade se tornou menor, por isso, disponibilize um valor mensal para campanhas. Assim, seus consumidores serão impactados pela marca, e sua empresa ganhará cada vez mais espaço no mercado.