Por conta da pandemia do novo Coronavírus, muitos brasileiros perderam o emprego e viram uma oportunidade de empreender, só nos primeiros nove meses de 2020, o número de Microempreendedores (MEI) no Brasil aumentou 14,8%, atingindo a faixa de 10,9 milhões de registros no país.
Veja também: Empresas começam a se recuperar da crise do novo Coronavírus
Aumento de microempreendedores no brasil
Segundo informações do Portal do Empreendedor, do fim de fevereiro até o final de setembro, tivemos 1.151.041 novos registros. A expectativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é de que, até o fim do ano, 25% da população adulta do Brasil estará envolvida com algum empreendimento ou abertura de um novo negócio ou até mesmo com uma empresa de até 3,5 anos de atividade.
Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae, acredita que o desemprego está levando as pessoas a se tornarem empreendedoras, não por vocação, mas por necessidade. Ele defende que as medidas temporárias do governo que tem ajudado as pequenas empresas a se manterem sejam prorrogadas, pois muitos negócios podem ir a falência. Sendo que as empresas optantes pelo Simples Nacional são muito importantes para o país. Cerca de 55% dos empregos formais e 44% da massa salarial são oferecidas por essas empresas, de acordo com dados do Ministério da Economia.
Uma outra tendência é que muitos negócios têm aproveitado o meio digital para aumentar as vendas e o reconhecimento da empresa. O levantamento feito pelo Sebrae revelou o aumento do uso de redes sociais das empresas. Cerca de 16% dos empresários passaram a utilizar ferramentas digitais para vender depois da pandemia.