Saiba como pode ser feita a negativação de devedores e recupere débitos de clientes de maneira mais assertiva.
A negativação é uma das ferramentas mais utilizadas para otimizar os processos de cobrança e aumentar a taxa de recuperação da dívida. Um dos maiores benefícios em negativar um devedor é o baixo custo que essa ação gera em comparação a taxa de retorno que ela pode proporcionar. Cada negativação pode custar em torno de R$7,00, é uma baixa despesa se comparado ao valor que uma dívida pode alcançar. Porém, há alguns passos muito importantes a cumprir antes de fazer a negativação do cliente devedor como as tentativas de negociação.
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1. Relembre o cliente devedor da dívida
É muito comum que os clientes se esqueçam de efetuar alguns pagamentos no mês, até mesmo os bons pagadores podem ter esse comportamento. Por isso, ligue ou envie mensagens para relembrar o devedor da pendência que ele tem com a sua empresa. Não se esqueça de efetuar uma cobrança amigável, pois um contato negativo com esse cliente, além de perdê-lo, pode fazer com que ele crie uma reputação prejudicial da empresa aos seus conhecidos.
2. Tente negociar o pagamento com o devedor
Para os clientes que mesmo o analista de cobrança entrando em contato não efetuam o pagamento, é interessante pensar quais podem ser as razões para que esse devedor tenha dificuldade em honrar com a dívida. Nesse caso, é importante buscar soluções para facilitar o pagamento para o cliente, como parcelamento ou pagamento no cartão de crédito. Ou seja, veja o que está ao alcance da empresa fazer para que o devedor pague todas as pendências. Inclusive, é recomendado tentar entrar em contato com o devedor ao menos três vezes durante um mês para tentar uma negociação mais amigável.
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3. Negative o cliente devedor
Caso não seja possível tanto a empresa quanto o devedor entrarem em um acordo que seja vantajoso para ambos, a Protector Brasil pode te ajudar com isso, por meio da negativação do cliente devedor é possível incentivar o consumidor a quitar a pendência. O processo de negativação consiste na contratação de serviço mensal e na inserção dos dados cadastrais dos envolvidos junto com a comprovação do débito.
Informações necessárias para efetuar a negativação do cliente devedor:
- nome completo;
- CPF e RG;
- e-mail;
- telefone;
- endereço;
- data do vencimento da dívida;
- valor do débito.
Para pessoas jurídicas, são eles:
- CNPJ;
- razão social;
- e-mail de contato;
- telefone;
- endereço;
- data do vencimento da dívida;
- valor do débito.
Após a comprovação da dívida será enviado um aviso para o devedor sobre a negativação, caso o cliente não efetue o pagamento dentro do prazo determinado de 23 dias, contando da emissão da carta, estará automaticamente negativado nos maiores birôs do país. Com isso, a pessoa física ou jurídica negativada terá grande dificuldade em conseguir crédito em qualquer outra compra, estimulando-o a quitar todas as pendências.
A negativação tem uma alta taxa de retorno, fale com os nossos consultores e saiba mais sobre como utilizar esse serviço.
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4. Depois da negativação, o que acontece com o cliente?
Após receber a notificação da dívida, o cliente decidirá o que fará referente ao valor em aberto. Com isso, caso entre em contato com a credora para quitar ou negociar o débito, o credor precisa retirar os dados do cliente dos órgãos de proteção ao crédito em até três dias após a compensação do pagamento da primeira parcela do acordo ou quitação da dívida.
5. Quanto tempo o nome do devedor fica negativado
Existe um limite máximo para a retirada do CPF negativado dos órgãos de proteção, sendo de 5 anos a partir da data de vencimento do débito. Após esse tempo, os dados do devedor precisam ser eliminados da lista de devedores. Com isso, o credor tem até 5 anos para fazer a cobrança judicial da dívida ao devedor.
6. Regras para realizar a negativação
- O credor entrar em contato com o devedor pelo menos três vezes antes de notificar ao órgão de proteção ao crédito
- Esperar até 30 dias antes de incluir o cliente devedor no cadastro de inadimplentes.
- Os dados do devedor precisa sempre ser inserido corretamente
- O credor deve informar ao cliente devedor sobre os requisitos para a retirada do nome da negativação
- A empresa que negativou o cliente precisa retirar seu nome do cadastro de inadimplentes após o pagamento ou renegociação da dívida.
Lembre-se de manter contato com o seu cliente para entender o motivo do atraso no pagamento antes de efetuar a negativação, isso facilita na negociação da dívida proporcionando um melhor relacionamento com o consumidor. E, caso realmente seja necessário negativar o cliente, é possível evitar constrangimento, pois quem faz o envio da notificação do débito não será o credor, mas sim a Protector Brasil.
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