Com a pandemia do Coronavírus, as pequenas empresas já começaram a sentir o impacto nas diminuição das vendas. Como os brasileiros estão evitando sair de casa e priorizam apenas compras de itens necessários para a sobrevivência como alimentos e higiene pessoal, o consumo de outros produtos ficam em segundo lugar. Por isso, é necessário buscar alternativas para trazer faturamento para os negócios, ou seja levar o produto até o cliente. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento do negócio. O gerente acredita que o pequeno negócio tem respostas mais ágeis e, por isso, pode se adaptar melhor.
Confira as dicas do Sebrae para ajudar os pequenos negócios a enfrentar a crise:
1 Uso de mídias sociais
As pessoas estão reclusas em casa e, por conta disso, utilizam com maior frequência as redes sociais tanto para se comunicar quanto para obter informação. Os anúncios em mídias digitais possuem um custo mais acessível ao empreendedor e por atingirem um grande público, é um dos meios mais recomendados para investir em publicidade. Por isso, foque nas redes sociais e tente se aproximar mais dos clientes para conquistá-los e aumentar as vendas.
2 Plataformas de venda online
Outra forma de aumentar a receita é tentar vender seus produtos por meio de lojas virtuais. Nas próximas semanas as pessoas irão priorizar compras virtuais para evitarem sair de casa, por isso, é importante garantir que o seu produto esteja disponível para vendas online também. Caso a empresa não possua estrutura para criar uma plataforma online no momento, pode utilizar as plataformas de marketplace como Mercado Livre, Submarino, Amazon e etc para intermediar a venda. Além de ser uma nova estratégia, será possível saber se o seu público gosta desse meio de compra.
3 Aplicativos de Delivery
Os aplicativos de delivery podem ser uma boa solução para manter o faturamento da empresa nesse momento. Esse recurso pode ser utilizado por restaurantes, farmácias e até mesmo há alguns apps que oferecem delivery de compras de mercado. Portanto, veja se é possível utilizar esse meio na venda dos seus produtos.
Veja também: 3 dicas para manter seu fluxo de caixa funcionando na quarentena.
4 Negocie com seus fornecedores
Com a diminuição das vendas, pode ser mais difícil cumprir o pagamento de todas as pendências com os fornecedores, por conta disso, tente negociar prazos maiores. Assim, conseguirá organizar melhor as despesas que não podem ser adiadas.