Conhecer a fundo a situação financeira do seu cliente é um fator muito importante para quem trabalha com análise de crédito dentro de uma empresa, afinal, saber quais são os riscos ao fechar uma grande venda é algo importantíssimo para evitar a inadimplência. Portanto, hoje queremos lhe explicar por que monitorar sua carteira de clientes, por meio de um sistema inteligente, é importante para garantir a sua saúde financeira.
Quando as empresas fecham sempre as mesmas vendas para clientes antigos e conhecidos, é natural que após tanto tempo cresça uma certa relação de confiança entre quem vende e quem compra.
No entanto, muitas empresas passaram a perceber que para não perder dinheiro era importante conferir a situação financeira de quem estava realizando a compra, mesmo que já fosse um cliente antigo.
Utilizando o serviço de monitoramento de carteira, você que faz as análises de crédito dentro de sua empresa conseguirá ter um panorama muito mais correto sobre como andam os negócios daquele cliente que está comprando de você.
Quando você faz uma venda de um valor alto, e vinte dias depois o cliente lhe procura querendo comprar mais, fica aquela pulguinha atrás da orelha: devo vender?
É nesse momento que o monitoramento de carteira pode lhe ajudar a tomar essa decisão. Caso a saúde financeira do seu cliente esteja instável, como aumento de protestos, registro de alguns cheques sem fundos, você já deve acionar seu sinal de alerta.
Muitas vezes esse monitoramento não irá impedir que você venda para o cliente com restrições, mas o ajudará a nortear as vendas, impondo limites de crédito mais seguro, de modo que você receba no futuro e não prejudique o seu fluxo de caixa.
O assunto de monitoramento de carteiras é muito amplo! Nos próximos conteúdos preparamos várias informações para ajudar você a entender tudo sobre esse serviço que a Protector Brasil fornece!