4 dicas para potencializar o crescimento da sua empresa

Chame no Whatsapp

Tópicos

Aumentar o faturamento é um fator fundamental para o crescimento da empresa, porém para potencializar a evolução é importante ter estratégias assertivas

Potencializar o crescimento da empresa. Dois colegas de trabalho, uma mulher explicando para o homem sobre os gráficos em um papel que está na mão dela.

Fundar uma empresa já é um desafio, imagine então mantê-la sempre em crescimento? Segundo pesquisas, de 765 mil MEI’s formalizados em 2017, aproximadamente 11,8% deixaram de existir e apenas 2,7% (18 mil) evoluíram para outras categorias em 2019. Ademais, cerca de 83,5% se tornaram Empresário Individual (EI) que podem faturar até 360 mil por ano. Os demais que avançaram de categoria se dividiram entre Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (7,6%) e Sociedade Limitada (8,8%). O principal fator para essa evolução foi o aumento do faturamento das empresas.

Com esse estudo é possível perceber o desafio que as empresas têm em crescer e mudar de categoria. Por isso, trouxemos dicas essenciais e alguns fatores que você deve ficar atento para potencializar o faturamento da empresa.

Estratégias para potencializar as vendas

No ramo do empreendedorismo há diversos fatores que podem prejudicar a empresa, como o comodismo e a falta de novidades que a marca oferece. Portanto, é preciso estar bem informado sobre o seu segmento, conhecer as novidades do mercado e ficar atento aos seus concorrentes para que sua empresa não fique para trás. Esse conhecimento sobre o mercado irá gerar novas ideias e uma base para montar estratégias para o seu negócio.

Além disso, a empresa precisa conhecer seus clientes para saber o que eles procuram de novidade. A função de qualquer empresa é solucionar os problemas do seu público, por isso é necessário perguntar aos seus clientes se as necessidades deles estão sendo supridas com o serviço ou produto que sua empresa está oferecendo. Além disso, o cliente pode sugerir algumas melhorias na sua mercadoria que talvez você demorasse para notar. Então, para ter uma estratégia assertiva, escute seus clientes, eles te farão economizar tempo e dinheiro.

De acordo com pesquisas o cliente quer se sentir representado, quer uma ligação com a empresa, por isso a importância de conhecer seu público.

Seu time de marketing e comercial desempenham um papel muito importante nesse quesito, principalmente, por serem as áreas que têm mais proximidade com os clientes, sobretudo os vendedores que possuem contato direto com o público diariamente. Portanto, as informações que essas áreas podem trazer são muito valiosas.

Contudo, é importante ser realista, a estratégia precisa ser planejada, tanto em questão de investimento financeiro quanto em viabilidade do projeto. Desse modo, é possível determinar como será o processo de realização da estratégia. Por isso, faça um estudo acerca do seu objetivo para que não gaste tempo e dinheiro em um plano que não traga resultado.

Qualidade do atendimento e experiência do usuário

Potencializar o aumento as vendas é muito importante, porém, fidelizar os clientes precisa estar na mesma prioridade, visto que, os compradores que gostarem da marca poderão trazer novos clientes e ainda comprar mais. Os elementos que irão aproximar a relação entre cliente e empresa é, além da qualidade do seu produto, o bom atendimento e experiência do usuário que sua empresa proporciona. Para isso, é preciso ter em mente o perfil do seu público-alvo, pois todo o atendimento e experiência do usuário, inclusive a estratégia, serão voltadas a esses compradores.

Seu melhor parceiro para montar a base da estratégia é seu cliente. Ele também pode contribuir com informações para melhorar seus produtos, a qualidade do atendimento e a experiência do usuário.

Os gastos em excesso da empresa

É importante estar atento a todo o fluxo de entrada e de saída da empresa e, sobretudo, verificar se todos os materiais estão sendo bem utilizados e se não há desperdício, pois se há qualquer serviço ou equipamento que está sendo pago, mas sem uso, a empresa está perdendo dinheiro, que poderia ser investido em outra área.

Para ajudar a manter o controle sobre entrada e saída dos gastos da sua empresa, nós disponibilizamos uma planilha de fluxo de caixa para otimizar o seu setor financeiro.

Planilha de Fluxo de Caixa
Baixe a planilha de fluxo de caixa

Além disso, é preciso verificar se os serviços pagos mensalmente são realmente necessários, se estão dando resultado e ajudando na produtividade dos seus funcionários. É essencial gastar apenas com itens que aumentem as vendas e proporcione produtividade aos colaboradores.

A contribuição dos funcionários

A contribuição dos funcionários é muito importante, pois a empresa se constrói a partir do esforço do empreendedor, porém para continuar em crescimento, a companhia necessita da colaboração de uma equipe dedicada. Portanto, fique atento aos colaboradores que se empenham, porque eles podem ser a chave para os vários desafios que a empresa irá passar, desde estratégias para potencializar as vendas, até a criação de soluções em momentos de crise.

Para que sua empresa continue sempre crescendo e é preciso sempre que possível, estar inteirado sobre a produtividade dos setores; se estão desempenhando bem todas as funções ou se precisa otimizar alguma atividade. Dessa forma, é possível ter um resultado melhor de cada área da empresa.

Vale ressaltar que mesmo os MEI’s precisam se dedicar a essa análise, visto que, são os únicos a verificar sua própria função. Por isso é preciso atenção a todas as áreas que desempenha. 

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami