Como o setor de cobrança pode ajudar na concessão de crédito

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Conheça os 3 pontos importantes que a setor de cobrança irá ajudar na hora de conceder crédito aos clientes e ainda aumentar as vendas.

Como o setor de cobrança pode ajudar na concessão de crédito. Funcionários
Atendente com headphone sorrindo

Além de todas as demandas do setor de cobrança, uma função que pode ajudar na concessão de crédito é o controle de pagamento dos clientes. Com as informações sobre o histórico de pagamento dos clientes na empresa irá auxiliar o time comercial e financeiro a decidir sobre a concessão ou recusa de crédito. Assim, oferecendo ainda mais dados para uma decisão mais segura. Pensando nisso, iremos falar sobre como o setor de cobrança pode ajudar a empresa a saber se pode liberar novas vendas aos clientes, aumentar o limite de crédito concedido e até mesmo conseguir de volta antigos clientes, trazendo ainda mais faturamento para empresa e contatos para o time comercial trabalhar.

Veja também: Como realizar uma cobrança com maus pagadores

Aumentar o limite de crédito

Nas vendas a prazo é muito comum que com o tempo de parceria com a empresa, o cliente solicite um aumento no limite de crédito. Para definir esse aumento é importante consultar o setor de cobrança para saber se o comprador possui alguma pendência com a empresa. Além de verificar qual é o histórico de pagamento ou até mesmo se o cliente tem o hábito de atrasar os pagamentos. Essas informações são fornecidas pelo analista de cobrança e serão essenciais para determinar um valor seguro para oferecer de crédito.

Controle das vendas mensais

Cada cliente tem seu limite de crédito que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Quando o comprador começa a acumular pendências e continua comprando materiais, se torna muito arriscado continuar fornecendo produtos. Nesse caso, o setor de cobranças precisa informar sobre as dívidas ao time comercial para que não venda até que o cliente efetue o pagamento de todas as compras. Por isso, é necessário que exista essa comunicação entre ambos setores para que evite ainda mais um prejuízo maior.

Veja também: Plano de cobrança para evitar a inadimplência

Recuperar o cliente

Uma outra função muito importante que o setor de cobrança desempenha é entrar em contato com os clientes devedores para negociar o pagamento de dívidas. Com isso, é necessário lembrar que além de ter o objetivo de receber o pagamento, também é importante prestar um bom atendimento para fidelizar o cliente. E assim conseguir com que o consumidor volte a comprar da empresa. Desse modo, o setor de cobrança irá ajudar o time comercial a realizar vendas e passar um contato que demonstrou ter interesse em manter as contas em dia. Ou seja, um cliente sem restrições na empresa.

Agora que você já sabe da importância do setor de cobrança para a concessão de crédito, o que acha de ter ainda mais informações sobre o mercado de crédito? Assine nossa newsletter 🙂


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