Conheça a previsão de crescimento do setor industrial e qual será o segmento de maior destaque.
O setor industrial teve suas altas e baixas nos últimos meses, mas tem tido uma gradual recuperação. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança na Indústria teve alta de 1,5 pontos de dezembro de 2019 para janeiro deste ano, o maior desde março de 2018. A confiança subiu em 13 dos 19 segmentos pesquisados. Com isso, podemos iniciar o ano de 2020 com boas expectativas para a indústria.
Crescimento do setor industrial
De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) a atividade econômica do país será impulsionada pela expansão de 2,8% para o PIB do setor industrial, maior expansão desde 2011. Além disso, os dados mais recentes indicam aumento de 2,2% de consumo para este ano, uma consequência na queda da taxa de juros e da recuperação do mercado de trabalho.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, acredita que as reformas, sobretudo a trabalhista, previdenciária e tributária, são fatores importantes para o aumento do consumo, da produção e do investimento.
Maior segmento da indústria
Para a organização, depois da extrativa, a construção civil será o setor que terá maior crescimento. Com um aumento de 1,7 ponto, chegou a 84,3 pontos na confiança dos empresários para a construção de imóveis. A contribuição para esse aumento são as concessões e privatizações que o governo tem feito. Sem contar a melhora do mercado imobiliário residencial que tivemos em 2019, segundo a pesquisadora Ana Maria Castelo da FGV.
Investimento das indústrias
Outra pesquisa da CNI aponta que 84% das grandes empresas do setor pretendem realizar investimentos em 2020, é o maior percentual desde 2014. Além disso, as indústrias se mostram preocupadas em aumentar a eficiência e produtividade para atender ao crescimento do consumo. Por isso, um dos principais investimentos das empresas será na aquisição de máquinas.
Por fim, os empresários sentiram maior satisfação financeira no quarto trimestre de 2019, visto que, a margem de lucro subiu para 45,8 pontos, o que é 4,1 pontos acima da média e o maior em 8 anos. A CNI acredita que o crescimento da indústria será lento, mas possui boas expectativas em relação a recuperação do setor para 2020.
Veja também: “Tendências do mercado de crédito em 2020”.