3 tendências para o setor de cobrança devido a pandemia

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3 tendências para o setor de cobrança devido a pandemia. Funcionária fala ao telefone enquanto olha o laptop
Mulher falando no telefone e utilizando computador

Com o cenário atual que não só abrange o Brasil, mas também o mundo, está tendo um movimento de maior tolerância com atrasos de pagamentos devido a pandemia. O governo, inclusive, suspendeu os protestos por 90 dias começando a valer a partir de 1º de abril. A medida tem como objetivo combater o impacto econômico do Covid-19. Sendo que, normalmente, são enviados cerca de 100 mil débitos por mês para protesto. 

Assim como outros setores, o de cobrança precisa se adaptar à nova realidade dessa pandemia e recorrer aos meios virtuais para darem continuidade a função e ainda, se possível, fidelizar os clientes. Veja as próximas 4 tendências e como se adaptar a elas. 

SMS  

Devido a pandemia, as pessoas estão mais reclusas em casa. Por isso, a população está mais ativa nas redes sociais, principalmente pelo celular. Pensando nisso, é interessante o envio de SMS para esses clientes, seja para lembrar a validade de uma fatura ou para cobrar o atraso no pagamento. Esse meio de contato é mais direto e objetivo para realizar a cobrança.

Veja também: 3 estratégias para usar o SMS para cobrança.

Whatsapp 

A cobrança pelo aplicativo Whatsapp proporciona uma interação maior entre o analista e o cliente. Porque o recurso oferece uma oportunidade maior de negociação para a dívida. Além desse recurso tornar a cobrança muito mais confortável para o devedor, não irá ocupar tanto tempo do cliente que pode não atender a ligação por estar ocupado. Com mensagens pelo whatsapp é possível ter uma comunicação melhor com o cliente, podendo até mesmo fidelizá-lo por meio do bom atendimento no momento da negociação. 

Sistema de localização de pessoas  

O sistema de localização de pessoas entra como um fator muito importante, porque só é possível enviar as mensagens de cobrança quando se tem o contato dos clientes e muitas vezes a empresa pode ter uma informação desatualizada. Nesse caso o empreendedor estará perdendo dinheiro e tempo tentando contatar o cliente com dados que não existem mais. Por isso, é importante verificar se o número ainda está disponível. E caso não esteja, procurar as informações sobre o devedor em uma plataforma de localização.

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