Oferecer crédito é mais do que você simplesmente vender seu produto, se trata de confiança. Você acaba confiando que aquele cliente que fez um acordo com você, vai honrar e pagar pelo produto. Usar o Business Intelligence para aprimorar essa confiança, é um bom jeito de ser mais efetivo nas vendas da sua empresa.
Sendo assim, como utilizar o Business Intelligence para conseguir melhores números nas vendas, é o que vamos falar no post.
Primeiramente, vamos falar um pouco do Business Intelligence e o que é. Em termos gerais, o BI é a solução capaz de coletar, analisar, organizar, compartilhar e monitorar informações, que oferecem suporte à gestão de negócios.
Portanto, por meio desse processo, as empresas conseguem utilizar metodologias específicas para avaliar os riscos que a empresa pode sofrer em algumas transações. Prevendo lucros e tomando decisões estratégicas e mais precisas.
Qual a utilidade do BI na análise de crédito?
Primeiramente, é sempre bom lembrar que uma concessão de crédito é uma operação financeira que pode conter riscos. Ainda mais em períodos que a estabilidade econômica está constante.
Dessa maneira, pode haver a possibilidade de os clientes não honrarem seus compromissos.
Portanto, conte com uma ferramenta que ajude você a aprofundar a avaliação de crédito. Além de auxiliar nos processos de análise de crédito, é essencial para minimizar os riscos dessa transação.
O BI permite que as empresas identifiquem rapidamente uma transação de risco. Ou também, encontre situações que podem envolver uma probabilidade grande de prejuízo.
Dessa maneira, entenda como essas ferramentas podem auxiliar você a fazer uma boa transação:
O Business Intelligence garante agilidade e segurança
O processo de análise de crédito além de ser seguro ele também não pode ser demorado, pois significa perca de tempo e dinheiro.
Tratar desse processo com maior segurança possível, é bom que seja feito por diversos departamentos, para conseguir maior assertividade.
Portanto, em um processo convencional, esse tipo de modo levaria um bom tempo para ser executado, porém com o BI, não existe esse problema com o tempo.
Sendo assim, é possível reunir todos esses dados que vem de diversos setores em um só lugar, com a ferramenta certa.
Eles permitem detectar atrasos no pagamento, quantidade de pedidos, títulos a vencer e também confrontar com a capacidade financeira do cliente.
Deste modo, o Business Intelligence favorece informações fornecida pelos setores e reunir em uma única pesquisa. Consequentemente, tornando o processo muito mais ágil e seguro.
O Business Intelligence diminui os riscos para e empresa
A análise de crédito mais detalhada, consequentemente, torna a concessão de crédito mais segura para a empresa. Ou seja, ele permite a realização de análises descritivas e também mostra as características da situação atual do cliente, tonando a previsão de risco mais precisa.
O Business Intelligence contribui para a lucratividade do seu negócio.
Ao mostrar as situações arriscadas e alertando dos índices de inadimplência, ele faz com que a empresa só invista em capital que seja realmente eficiente, visando as melhores oportunidades.
Otimização do trabalho dos analistas de crédito
Este trabalho não se refere a apenas coletar informações, mas também a criação de diagnósticos de maneira fácil e intuitiva.
Isso possibilita que você tenha senários distintos na hora da avaliação de crédito, fazendo com que as análises sejam preditivas e avançadas com facilidade.
Sendo assim, com um parecer rápido, os departamentos responsáveis pela análise de crédito conseguem avaliar uma quantidade maior de pedidos em um prazo reduzido.
Consequentemente, levando ao aumento da produtividade nos setores responsáveis.
De fato, o Business Intelligence pode tornar ainda mais segura a análise de crédito da sua empresa, com mais agilidade. Dessa forma, caso ainda não tenha implantado esse sistema em sua empresa, recomendamos que faça.
Por fim, garantir a segurança e assertividade na análise de crédito, é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas.