10 dicas para manter sua empresa no azul

Chame no Whatsapp

Tópicos

Manter a empresa no azul. Mulher mostrando os dez dedos da mão e sorrindo.

A gestão financeira de uma empresa, geralmente é a área que mais apresenta desafios aos empreendedores. Portanto, a primeira coisa que precisamos entender é que cuidar das contas de uma empresa é muito diferente das contas pessoais. Até porque, a quantidade de contas diferentes e os valores, são muito maiores. Sabendo o seu volume de contas, é o primeiro passo para começar a manter a sua empresa no azul.

Manter a saúde financeira de um negocio não é nada fácil. Sem um planejamento adequado, tudo vira um bicho de 7 cabeças. Esse é um dos motivos que fazem muitas empresas irem a falência tão rápido.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas que podem ajudar na saúde financeira da sua empresa. 

1. Pague suas contas em dia

Qualquer empresa, independente do seu tamanho, precisa manter o controle de suas contas. Dessa forma, saber o quanto está se gastando é imprescindível. É necessário monitorar os valores a pagar e os valores a receber. Além disso, registrar todos os gastos grandes ou pequenos.

Portanto, pagar as contas em dia é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Além de evitar os encargos de juros e multas, a empresa que paga suas contas antes do prazo, sempre tem crédito no mercado.

2. Importante para manter a empresa no azul é acompanhar de perto

Como um bom gestor, é sempre bom estar presente em todas as decisões da empresa, mesmo que sejam simples. Ou seja, quando se tratar de receitas e despesas, a atenção tem que ser dobrada.

Enfim, todas as estimativas devem compor prazos curtos, médios e longos. Tanto para despesas, quanto para receitas.

3. Controle as contas por data de vencimento

Muitas vezes ter o controle mensal pode não ser o suficiente, sobretudo se não tiver uma sistematização do processo. Por isso, é ideal separar as contas do mês por data de vencimento.

Listando as despesas que devem ser pagas em determinado dia, é um ótimo método para manter a empresa no azul, já que você vai saber quando fazer os pagamentos.

4. Seja coerente com o preço do seu produto

Se você tem um bom produto/serviço e sabe dos diferenciais, não acredite que em ideias para reduzir a sua margem de lucro. Se você confia em seu produto e sabe os benefícios, isso não é necessário.

Pelo contrário, estabeleça motivos cada vez mais interessantes para que as pessoas consumam o que você vende. Isso vai fazer com que a sua empresa tenha bons lucros e esteja sempre no azul.

5. Para manter a empresa no azul, conte com a ajuda de um contador

A contabilidade pode ajudar bastante quando falamos de manter as contas em dia, sabia? As organizações que contam com a ajuda de um profissional contábil, controlam mais facilmente suas operações. Visto que, eles organizam o setor financeiro e fazem os pagamentos em dia.

6. Se precisar negociar, negocie!

Se chegar a um ponto onde não tem mais para onde ir e os problemas ficarem grandes demais, faça uma renegociação. Isto é, se estiver devendo para um banco ou prestadores de serviço, essa é a melhor forma.

Você está preocupado em manter sua empresa no azul, quitar as dívidas é o primeiro passo. Portanto, caso chegue ao ponto de falência, o jeito é propor uma negociação e ir pagando a dívida como puder.

7. Acompanhe as movimentações de sua conta, isso ajuda a manter a empresa no azul

Como já mencionamos, manter as contas em dia também depende muito de ter um bom controle de fluxo de caixa. Dessa forma, você tem o controle das entradas, saídas e também das movimentações da conta, conciliação bancária é um ótimo método para acompanhar essas operações.

Planilha de Fluxo de Caixa

8. Antecipe os pagamentos

Caso seja meio complicado fazer um controle e manter as contas da empresa em dia, dessa forma, a saída é antecipar o pagamento. Claro que esse caso é para empresas que tem condições de fazer esse tipo de ação. Mas, caso você consiga, é uma ótima dica para manter sua empresa no azul.

Algumas cobranças como ITPU, por exemplo, oferecem descontos se forem pagos com antecedência.

9. Imprescindível para manter a empresa no azul é não misture as coisas

É sempre bom lembrar: contas pessoais e domésticas são contas pessoais e domésticas. Deste modo, não devem se misturar com as contas da empresa.

 10. Sempre planeje

Planeje seu dia, sua semana e vislumbre um futuro para sua empresa. Você pode começar imaginado como sua empresa está agora e os passos para chegar onde deseja.

Determinar as estratégias é uma ótima saída

Determinar como deseja a sua empresa daqui a 5 anos, pensando nisso, você pode trabalhar com estratégias mais flexíveis. Se for preciso, inclua nessas estratégias um plano de cobrança para clientes inadimplentes. Assim você consegue entender melhor o seu caixa e as possíveis inadimplências que podem existir.

Depois dessas dicas, fica mais fácil organizar as coisas dentro de sua empresa, não é? Você só precisa dos meios certos e pequenos recursos para que tudo comece a correr bem e manter a sua empresa no azul sempre.

Publicado em 01/03/2019. Atualizado em 21/07/2020.

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami