Nessa semana o G1 divulgou a queda das vendas de aço no Brasil, que foi de 1,3% em 2017.
A informação foi dada pelo Instituto Aço Brasil (IABr). Se você costuma comprar ou fazer negócios com empresas que comercializam aço bruto, fica o alerta do cenário econômico que essas empresas estão vivendo.
A notícia ainda destacou que o governo federal anunciou aumento das alíquotas dos royalties cobrados das mineradoras e a criação de uma agência reguladora para o setor. Os royalties agora serão calculados sobre a receita bruta das empresas e não sobre a receita líquida (que tem custos e impostos abatidos e é, portanto, menor), o que deve ampliar a arrecadação em 80%.
As mineradoras contestam a mudança e dizem que irão repassar o aumento para as siderúrgicas, segundo a entidade que representa essas companhias.
Queda das vendas de aço representam fraqueza da indústria da construção civil
O segmento de aços longos foi o único que apresentou queda em sua produção no mês de Junho de 2017, refletindo fraqueza da indústria de construção civil do país e escassez de projetos de infraestrutura.
Se você costuma fazer negócios com empresas de aço e da construção civil, esse é um momento ainda mais importante para que antes de formalizar uma venda você contrate uma empresa de consulta de crédito para checar a saúde financeira da mesma.
Mais informações sobre essa notícia do G1 podem ser acessadas direto no link.