Como usar o relatório de análise de crédito na sua empresa?

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Relatório de análise de crédito. Mulher jovem trabalhando com o auxílio do computador e sorrindo.

O relatório de análise de crédito oferece informações sobre a saúde financeira tanto das empresas quanto das pessoas físicas. A consulta permite o acesso a dados cadastrais, restritivos, comportamento de pagamento, informações sobre os sócios e outras informações que irão ajudar o credor a conceder ou recusar crédito ao cliente. Mas afinal você sabe como usar o relatório de crédito para aproveitar ao máximo suas informações?

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Quando você for usar um relatório de análise de crédito, avalie esse seis fatores antes da tomada de uma decisão comercial:

Análise do risco de crédito

Muitos relatórios de análise de crédito têm um sistema de avaliação que ajuda o analista a enxergar possíveis riscos de pagamentos em atraso como o score, que faz um compilado das informações disponíveis na consulta e, com base nesses dados, classifica a empresa com uma pontuação ou rating que pode ir de A a F (sendo A um ótimo pagador e F um mal pagador). Essas avaliações exibidas na consulta são baseadas numa análise de informações, uma delas é o histórico dos pagamentos que pode ser usado para ajudar o credor a conceder ou recusar crédito. Uma venda faturada de alto risco deve ser avaliada com cautela.

Histórico restritivo

Analise os pagamentos anteriores para identificar se o cliente sabe administra bem as contas. Procure clientes que possuem os pagamentos em dia. Uma outra dica importante é verificar o histórico de pagamentos de uma empresa em comparação com seus concorrentes, assim você pode ter uma noção se o produto ou serviço que o credor oferece é prioridade para as empresas.

Dados do cliente

Um relatório de crédito deve incluir o nome da companhia, o endereço, o número de telefone e também pode ter informações sobre o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa, o número de funcionários, o montante de vendas, o estatuto e principais funcionários. Analise essas informações para verificar se estão coerentes com os registos do cadastro do cliente. Se não estiverem, entre em contato com o comprador para obter uma explicação. Além disso, fique atento aos nomes de empresas fantasmas, as quais são criadas para ocultar o verdadeiro proprietário de um negócio.

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Questões legais

Um relatório de crédito contém informações sobre pedidos de falência, processos pendentes, penhoras e decisões judiciais que podem ajudá-lo a identificar os novos clientes que podem representar riscos de crédito, ou os fornecedores que podem ou não ser confiáveis. Esteja atento ao fato de que muitas empresas, em algum momento, enfrentaram algum tipo de processo ou outros problemas legais, de modo que a presença de assuntos pendentes não representa necessariamente um problema. Por outro lado, as empresas que têm penhoras ou entraram em processo de falência devem ser avaliadas com seriedade.

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Procedimentos de cobrança

A empresa tem o histórico de deixar as contas vencerem, ou ter as contas enviadas à cobrança? Esteja ciente de que alguns pagamentos atrasados podem decorrer de disputas sobre mercadorias ou outros assuntos não financeiros. O Cadastro Positivo, por trazer diariamente o comportamento de pagamento do cliente, é uma fonte muito interessante para avaliar os atrasos no pagamento das dívidas.

Idade da empresa

Saiba há quanto tempo a empresa está em atividade. Assim, as companhias que estão no mercado há vários anos têm mais experiência em gestão financeira do que as empresas jovens. Empresas jovens também podem representar riscos de crédito, mas convém pesquisar mais para avaliar melhor a credibilidade, visto que é difícil tirar conclusões sem antes analisar as informações da consulta. No caso de uma empresa nova, verifique os relatórios de crédito pessoal dos proprietários da empresa, ou seja, veja o CPF dos sócios para verificar até que ponto os donos são corretos no controle dos pagamentos.

Publicado em 10/07/2017. Atualizado em 09/07/2020.

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