Os pequenos empreendimentos enfrentam dificuldades, inclusive o acesso ao crédito, veja o que a nova lei do cadastro positivo promete mudar.
O Sebrae fez um levantamento sobre as dificuldades que as micro e pequenas empresas enfrentam e entre esses desafios está a restrição do acesso ao crédito. A pesquisa feita pelo Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (SIMPI) aponta que em julho de 2018 apenas metade das empresas que solicitaram crédito, conseguiram obtê-lo. Entretanto, 2019 está sendo um ano de transição desse obstáculo de obtenção de crédito. Visto que, foram abertas em apenas 5 meses, 350 novas empresas simples de crédito. Essas empresas possibilitam menos burocracia e reduz as taxas de juros para a concessão de crédito.
Ainda sobre a primeira pesquisa do Sebrae, de 10 mil empreendedores entrevistados, 47% afirmam que precisam de qualificação na área de propaganda e marketing, e 44% ainda enfrentam dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa. Outras barreiras são além de conquistar novos clientes, oferecer um bom atendimento e saber buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo. Estas são carências apontada por 42% dos entrevistados.
Essas barreiras estão intrinsecamente ligadas ao acesso ao crédito. Sobretudo, quando se trata de micro e pequenas empresas que estão iniciando sua trajetória e muitas vezes necessitam de crédito para investir na companhia, tanto em marketing, gestão e todas as carências que o empreendedor precisa solucionar.
O cadastro positivo e o acesso ao crédito
O cadastro positivo possibilitará acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas. Desse modo, proporcionará maior capital de giro para as empresas e ainda trará dinheiro para investimentos para as áreas do empreendimento. Assim, fazendo com que elas cresçam cada vez mais. Esse recurso utiliza de contas de energia elétrica, água, cartão de crédito feito, boleto ou crediário, para analisar o perfil da pessoa física e jurídica.
Contudo, todas essas informações serão disponibilizadas nas plataformas de análise de crédito a partir de 14/01/2020. Nesses dados estarão dispostos a pontualidade dos pagamentos, comportamento dos cadastrados e movimentação dentro do cadastro positivo, ou seja, quem solicitou a exclusão da base de dados. É importante ressaltar que todas as informações serão atualizadas semanalmente.
A tendência é que essa análise mais precisa estimule a redução da taxa de juros, aumente o acesso ao crédito e diminua a inadimplência. Portanto o cadastro positivo terá um grande papel em diminuir as dificuldades que micro e pequenas empresas enfrentam atualmente. E o crescimento de novas empresas simples de crédito trarão ótimas opções para adquirir crédito.