O curso de educação financeira será lançado ainda no primeiro semestre de 2020 em parceria com a Febraban
Nesta quinta-feira (9), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apresentou um curso de incentivo a educação financeira o “Programa de Milhagem”. O projeto será lançado ainda no primeiro semestre de 2020 em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O intuito do programa é conscientizar a população por meio de cursos de educação financeira, pois Roberto acredita que uma das razões da alta taxa de inadimplência é a falta de educação da mesma. “Queremos incentivar um maior entendimento sobre poupança e outros produtos financeiros”, afirmou o presidente do BC.
O programa milhagem será desenvolvido por meio de uma plataforma digital que a Febraban está desenvolvendo. Cada pessoa terá acesso a um login individual e, após a conclusão do curso, poderá receber um certificado. Com o curso, o cliente poderá acumular pontos e, com isso, ter acesso a programas de descontos, vantagens e milhagem dos bancos. Contudo, cabe a cada instituição financeira decidir o que irá oferecer em troca aos clientes que tiverem acumulado os pontos.
Microcrédito
Além disso, durante a coletiva de imprensa também foi discutido sobre a expansão do microcrédito no Brasil. Roberto Campos explicou que alguns bancos que não oferecem esse tipo de serviço, possui interesse em fazer, visto que, é um produto que tem baixa inadimplência. No entanto, afirmou também que a desvantagem do microcrédito é que o crescimento é baixo a longo prazo.
O presidente do BC acrescentou “Temos sentido que os bancos grandes também estão olhando o microcrédito com mais carinho. Vocês vão ver novas plataformas fazendo microcrédito”, finalizou Campos.