PIX: o sistema de pagamento do Banco Central promete transferências instantâneas

Chame no Whatsapp

Tópicos

Pix o sistema de pagamento do banco central promete transferências instantâneas. Homem sorrindo e mexendo no celular
Homem sorrindo e mexendo no celular

O Pix foi criado pelo Banco Central e é um sistema de pagamentos instantâneos. Além da transferência ocorrer em tempo real, estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano. Um dos diferenciais desse sistema é que ele permite que as transferências ocorram sem intermediador, o pagamento é enviado para o recebedor direto da conta do pagador. Assim, é possível que tanto as empresas quantos os consumidores tenham um baixo custo por transação. O PIX ficará disponível para uso a partir de 03 de novembro deste ano.

Veja também: Receita prorroga até 31 de agosto a suspensão de cobranças

Novidades do PIX

O PIX vem para inovar o sistema de pagamentos, pois tem o intuito de aumentar a velocidade em que os pagamentos são feitos. Além disso, pode alavancar a competitividade do mercado, diminuir os custos dos consumidores, aumentar a segurança e otimizar a experiência dos usuários. Outro ponto importante que o PIX pode melhorar é em relação a redução de necessidade de solicitar crédito, visto que, com a rápida disponibilização do pagamento na conta da empresa, vai otimizar a gestão do fluxo de caixa. Assim, o novo meio de pagamento ajudará o mercado brasileiro no processo de implementar o digital nos meios de pagamento, principalmente para o setor do pequeno varejo.

Confira em quais casos os pagamentos instantâneos podem ser utilizados:

– Em transação entre pessoas;

– Entre pessoas e estabelecimentos comerciais físico e eletrônico;

– Entre empresas, ou seja, transações B2B;

– Para transferências para o governo como taxas e impostos;

– Benefícios sociais e de convênios e serviços.

O Banco Central começou a desenvolver a ideia do PIX após a divulgação do Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro em 2013. O sistema consiste em oferecer melhores condições de pagamento ao consumidor, em vista disso será necessário que cada instituição financeira adote o sistema com a identidade visual que será previamente definida a fim de não haver um entendimento equivocado sobre o serviço.

Critérios para participar do PIX

Segundo o site do Banco Central “foi determinado, por meio de uma circular, os critérios para participar do PIX. Todas as instituições financeiras e de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativas, considerando as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas, serão obrigadas a participar do PIX, ofertando a seus clientes todas as suas funcionalidades de iniciação e de recebimento de pagamentos. As demais instituições financeiras e de pagamento, mesmo aquelas que ainda não atingiram os limites para requerer autorização de funcionamento como instituição de pagamento, poderão, de forma facultativa, participar do PIX desde o seu lançamento”.

Veja também: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD: Saiba quais são os novos direitos dos titulares dos dados

Além disso, é necessário realizar duas etapas, a primeira fase é a cadastral que exige o envio de algumas informações básicas sobre a empresa. A segunda etapa é a homologatória que é a avaliação de cumprimento de alguns testes e análise de requisitos mínimos para a experiência do usuário. A segunda fase teve início em 1° de junho, para saber mais como realizar a inscrição, acesse o site o Banco Central.

Veja outros de nossos conteúdos para saber mais sobre o mercado de crédito!

Deixe um comentário

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami