Para garantir que a sua empresa vá bem no mercado, é preciso que tenha um bom controle de inadimplência, com medidas de pré e pós-venda. Isso para reduzir os riscos de fornecer crédito para clientes que não efetuam pagamento. Diante disso, trouxemos algumas dicas para fazer uma boa cobrança sem prejudicar o relacionamento da sua empresa com o consumidor.
A cobrança tem que ser feita da melhor maneira possível
De fato, manter os clientes adimplentes é a melhor forma de garantir a saúde financeira da empresa. Porém, isso pode ser um desafio.
É direito dela e do cliente que as dívidas existentes sejam quitadas, mesmo que esteja fora do prazo determinado.
Portanto, para que ambos os lados estejam à vontade, é bom que esteja ciente que a cobrança é um recurso previsto por lei. Nesse caso, o ponto de partida para fazer uma cobrança sem se preocupar, é preciso que tenha segurança na hora de se comunicar.
Ou seja, para transmitir clareza e confiança, fazendo com que o cliente faça o pagamento dos débitos, até continuar comprando com sua empresa.
Além de ter análise de crédito do cliente, uma boa ferramenta que ajuda a segmentar o seus clientes, evitando futuras inadimplências e desgaste com o cliente
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Compreenda o que causou a inadimplência
Quem efetua a compra tem o interesse em pagar, isso em regra. Portanto, o profissional que vai cobrar essa inadimplência deve ter em mente que pode ter ocorrido algum problema. Algo que fez com quem o cliente não tenha efetuado o pagamento.
Nesse caso, o cliente já está meio nervoso com a situação e pode ser que a sua empresa não seja a única para quem ele está devendo.
Mas dependendo do teor da cobrança, isso só pode gerar mais nervosismo, preocupação e ansiedade para o cliente inadimplente.
Portanto, ao fazer uma cobrança, é preciso estar preparado para ouvir. Tente entender os motivos para o não pagamento, demostrando sempre empatia.
Ao perceber essa preocupação da empresa, o cliente se sentirá acolhido e você vai ter mais chances de manter esse bom relacionamento após ele quitar as dívidas.
Ofereça boas opções de pagamento na hora da cobrança
É fundamental para uma boa cobrança que você busque as melhores condições para o cliente efetuar o pagamento.
Sendo assim, ofereça diferentes formas de pagamento, desconto em relação aos juros para quitação do débito a vista ou um melhor parcelamento.
Durante a conversa com o cliente, é possível trabalhar junto com ele até chegar em uma forma de pagamento que seja boa para ambos.
Portanto, esse é o momento de buscar diferentes possibilidades. Revendo datas de pagamento ou até mesmo o valor total do débito.
Ou seja, você constrói alternativas de acordo com a disponibilidade de pagamento do cliente, sem pressiona-lo.
Terceirizar o setor de cobrança
De fato, uma empresa especializada em cobrança, terá profissionais capacitados para oferecer um serviço de qualidade. Afinal, eles sabem a melhor forma de lidar com o cliente, sem deixa-lo em uma situação constrangedora.
Portanto, esses profissionais dispõem de tecnologia e conhecimento de permitem que eles tenham diversas alternativas de buscar o pagamento.
Dessa forma, os colaboradores da sua empresa vão poder focar em outros setores, otimizando o tempo de produtividade.
De certa forma, com essas dicas que passamos fica mais fácil de fazer uma boa cobrança.
Enfim, receber o valor do débito e não perder o cliente, é tudo que uma empresa precisa para ter um bom crescimento no mercado.