Entenda de que forma uma ferramenta de segmentação na sua análise de crédito pode potencializar as vendas a prazo e ainda diminuir a inadimplência na sua empresa.
Cada negócio requer um tipo de estratégia que além de ser determinada de acordo com o segmento e público-alvo da empresa, é preciso saber em quais regiões do país concentrar as ações de marketing a fim de ganhar maior produtividade para o time comercial. Pensando em desenvolver estratégias mais assertivas, iremos falar sobre 3 tópicos importantes para entender melhor o seu cliente a fim de facilitar a comunicação do time de vendas, as campanhas do marketing e ainda evitar a inadimplência na sua empresa.
Em quais regiões do país estão os seus clientes?
Para realizar novas campanhas e ações do time comercial, é preciso saber em quais regiões estão os clientes em potencial para seu negócio e que o marketing ainda não está alcançando. Conhecendo a localização desse cliente, é possível criar estratégias mais assertivas e campanhas para atrair esse público, principalmente pelos meios digitais. Temos atualmente empresas de consulta de CNPJ que oferecem em massa esse tipo de informação sobre os possíveis clientes. Assim, é possível concentrar o foco das vendas a prazo em regiões que, de fato, tenha clientes qualificados.
Saiba mais sobre esse serviço preenchendo nosso formulário que entraremos em contato
Qual é o perfil do seu cliente?
Para entender melhor a necessidade de cada cliente, é importante saber quais as áreas de atuação do seu público-alvo. Isso sem esquecer de avaliar também o porte da empresa que está vendendo, assim é possível entender melhor de que maneira o seu produto pode agregar valor aquele determinado cliente. Isto é, proporcionar mais argumentos de venda para o seu time comercial. Sem contar a facilidade de comunicação e produtividade que pode proporcionar ao setor de vendas.
Veja mais: Vantagens de monitorar o cliente em tempo real.
Como ajudar a seu time comercial a evitar uma possível inadimplência?
Como falamos anteriormente, saber em quais regiões do país há clientes em potencial para o seu negócio e ainda entender o perfil do seu público pode ajudar a criar estratégias ainda mais assertivas para o time comercial e marketing, falaremos também como ajudar ao time comercial a evitar uma possível inadimplência.
Existem ferramentas que possibilitam classificar uma carteira de clientes em massa. Com isso, é possível ter acesso a um grande número de clientes segmentados de acordo com a pontuação do score que leva em consideração a quantidade de restrições no CNPJ do consultado. Essa seleção automática que o banco de dados faz, aumenta em até 4 vezes a produtividade do setor comercial que terá em mãos rapidamente os contatos de clientes que realmente possuem uma pontuação alta e baixo risco de inadimplência.
Para os clientes que possuem de média a baixa pontuação é necessário criar critérios de venda e ter mais cautela para se proteger ainda mais o seu negócio de um alto risco de inadimplência. Nessa situação as empresas geralmente diminuem o volume de venda e aumentam o preço dos produtos na tentativa de evitar um grande prejuízo.