O país está passando por um momento muito delicado, devido a pandemia do covid-19, por isso as companhias passam por dificuldades financeiras, sobretudo pela grande redução de vendas. A maior preocupação é com as empresas de médio e pequeno porte, que são as mais frágeis nesse momento. Pensando nisso, trouxemos 3 dicas para manter seu fluxo de caixa funcionando durante a quarentena.
1. Pagamentos a receber
Devido a atual situação do país, é preciso ficar muito atento à concessão de crédito, pois até mesmo um bom pagador pode passar por dificuldades e não priorizar a dívida que tem com a sua empresa. Por isso, tenha mais cuidado e se necessário aumente os critérios de liberação de crédito.
Outra dica é ficar atento ao limite de crédito que o cliente possui, pois caso seja muito alto e não possa pagar, pode comprometer parcela do seu fluxo de caixa.
Para clientes que estão com pendências atrasadas com a sua empresa, é interessante propor parcelamento da dívida, novas formas de pagamento ou descontos a vista, o importante é garantir que o seu fluxo de caixa continue rodando.
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2. Vendas
As pessoas estão reclusas em casa e, por conta disso, utilizam com maior frequência as redes sociais tanto para se comunicar quanto para obter informação. Os anúncios em mídias digitais possuem um custo mais acessível ao empreendedor e por atingirem um grande público, é um dos meios mais recomendados para investir em publicidade. Por isso, foque nas redes sociais e tente se aproximar mais dos clientes para conquistá-los e aumentar as vendas.
Outra forma de aumentar a receita é tentar vender seus produtos por meio de lojas virtuais. Nas próximas semanas as pessoas irão priorizar compras virtuais para evitarem sair de casa, por isso, é importante garantir que o seu produto esteja disponível para vendas online também. No entanto, caso a empresa não possua estrutura para criar uma plataforma online no momento, pode utilizar as plataformas de marketplace como Mercado Livre, Submarino, Amazon e etc para intermediar a venda. Além de ser uma nova estratégia, será possível saber se o seu público gosta desse meio de compra.
Além de investir nas redes sociais e em lojas virtuais é importante desenvolver conteúdos para o blog da empresa. Veja as dificuldades que os seus clientes estão enfrentando e tente ajudá-los com conteúdo relevantes. Com isso, sua empresa estará entregando valor e mostrando a consideração e a importância que os clientes têm para o seu negócio.
Portanto, é hora de traçar novas estratégias de vendas e de fidelização de clientes. Esse momento requer novas ideias, por conta disso, veja quais oportunidades se abriram e use-as a seu favor.
3. Redução de custos e despesas
A redução de despesas é fundamental nesse momento, a sua empresa deve gastar apenas o necessário e os investimentos devem ser focados em aumentar as vendas para manter o negócio funcionando. Para isso, revise todas as contas fixas para, se possível, negociar prazos maiores, ou até mesmo descontos.
Por fim, não tenha medo de cortar gastos desnecessários, o objetivo é manter o fluxo de caixa rodando para pagar os fornecedores, os funcionários, a locação da companhia e todas as despesas fixas que sua empresa possui. Contudo, antes de tomar qualquer decisão analise a importância de cada custo no seu negócio.