Com o acesso ao mercado externo, espera-se que atinja mais de mil pequenos negócios nos próximos dois anos
Nesta semana, o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram um acordo que estimula e capacita Micro e Pequenas Empresas (MPE) para que acessem o mercado exterior. As instituições oferecem um convênio que consistirá em treinamento, consultorias, rodada de negócios, apoio para prospecção de mercado, entre outras ações que irão ajudar os microempreendedores a se inserirem no mercado externo. Nessa parceria as instituições irão investir cerca de R$ 21 milhões. A expectativa é de que atinja mais de mil pequenos negócios nos próximos dois anos.
Contudo, uma das maiores dificuldades dos empresários é identificar mercado em outros países, por isso o convênio irá focar em missões de prospecções comerciais para que as empresas conheçam mercados novos. Além disso, os empreendedores terão palestras, feiras e eventos no Brasil e no exterior com compradores internacionais.
Atualmente, cerca de 40% das empresas brasileiras que vendem seus produtos para o exterior são Micro e Pequenos Negócios. Mas, o intuito da parceria é abrir ainda mais a mente dos empreendedores para um novo mercado. Com isso, será possível aumentar o faturamento da companhia e ainda gerar mais empregos no Brasil.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, elogia a parceria e ainda diz que pretende realizar novos projetos com o Sebrae. “Temos discutido programas e projetos conjuntos e, certamente, vamos fazer muito mais coisas”. O Sebrae e a CNI já possuem projetos nacionais que serão realizados após o mapeamento das necessidades dos empresários.