Descubra como e porquê monitorar o CNPJ dos clientes

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Descubra como e porquê monitorar o CNPJ dos clientes. Mulher de negócios mexendo em um tablet enquanto sorri.
Monitoramento de CNPJ

Entenda de que maneira o Monitorar o CNPJ dos clientes pode te ajudar a diminuir a inadimplência.

Segundo levantamentos, o valor da dívida de empresas inadimplentes chegou a R$ 6,2 milhões em janeiro de 2020, o que corresponde a um aumento de 9,9% no número de negócios que não puderam arcar com as dívidas. As empresas que mais correm risco de sofrer inadimplência são as que vende a prazo, por isso que a consulta de CNPJ tem se tornado essencial como um auxílio na hora da decisão de concessão ou recusa de crédito. 

Veja também: Fraude contra credores: o que é e como se proteger

Porém ter as informações comerciais não é o suficiente para ter vendas seguras, é necessário saber como utilizá-las e criar estratégias para realizar uma boa análise de crédito e proteger a empresa de perder dinheiro. 

O Monitorar o CNPJ dos clientes tem se tornado uma ótima ferramenta para se proteger na hora de realizar a primeira venda com o cliente, para clientes antigos que detém um alto limite de crédito na empresa e até mesmo para saber quando o cliente tem liminar ou fraude. Quer ter mais segurança nas vendas a prazo? Continue lendo nosso conteúdo!

Por que fazer o monitoramento de CNPJ dos clientes?

O sistema de monitoramento de CNPJ permite acompanhar as alterações restritivas do histórico de pagamento do cliente, podendo ser mudanças positivas ou negativas. Por isso que a ferramenta proporciona muitas estratégias para se utilizar, e é sobre isso que iremos falar.

Um hábito muito comum do mercado de crédito é consultar o histórico de pagamento das empresas apenas na primeira compra, porém mesmo clientes antigos podem passar por momentos de instabilidade financeira. Na maioria dos casos, o analista de crédito só descobre que o cliente não está honrando com os pagamentos quando começa a atrasar e com isso, o relatório de consulta, que deveria servir como ferramenta de prevenção, passa a ser utilizado para confirmar a inadimplência do cliente.

Isso pode se tornar um problema maior quando são clientes que detém a parte mais significativa das vendas mensais da empresa, pois os compradores com um limite de crédito muito alto, podem prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio caso não honre com o pagamento. Por isso é importante se assegurar que essa parcela de compradores estejam em uma boa saúde financeira, pois caso esteja passando por um momento difícil, o setor de crédito será o primeiro a ser notificado por meio do alerta de restrição.

Outra razão para utilizar a ferramenta é a redução do custo que ela gera porque além de a consulta permanecer armazenada gratuitamente no sistema, o analista de crédito pode ter a atualização de informações por um custo muito menor. Inclusive fizemos cálculos baseado no sistema de Monitoramento de Clientes da Protector Brasil e chegamos em até 54% de redução no custo para ter atualizações sobre os dados restritivos dos clientes.

Outra estratégia que o sistema pode proporcionar é em relação aos fornecedores. O Monitoramento permite acompanhar o histórico de pagamento de todas as empresas que fornecem alguma tipo de produto que é essencial para o seu negócio. Isso porque tem segmentos que são muito dependentes do material e se o fornecedor atrasa ou não faz a entrega, vai gerar atraso na produção do produto e consequentemente na venda, o que pode prejudicar o relacionamento com os clientes. 

Então caso o fornecedor não honre com o compromisso que tem com você por instabilidade financeira de não ter o material, pode gerar uma cadeia de complicações e perda de dinheiro. Pensando nisso, é importante acompanhar os documentos de todos os fornecedores que são essenciais para suas vendas.

Maior segmentação dos clientes

Sem contar que o Monitorar o CNPJ possibilita ao analista de crédito realizar consultas em massa e possui a função de separar os CNPJ’s por score e adimplentes e inadimplentes. Assim o sistema facilita muito a decisão e liberação de crédito. Para agilizar o processo podemos ter como política de crédito que a partir da segmentação do monitoramento, os clientes que forem A e B podem ter crédito e os compradores que forem C e até mesmo D precisam de uma avaliação mais cuidadosa. Assim pode entregar todas os contatos que foram aprovados e envia para o time comercial trabalhar. 

Desenvolver métodos e estratégias pode ajudar a agilizar o processo de liberação de crédito do seu negócio e, com uma ferramenta tão dinâmica quanto o Monitoramento de clientes, é possível ganhar muito mais tempo, reduzir custos e se assegurar mais de riscos financeiros.

Como fazer o monitoramento do CNPJ dos clientes 

A ferramenta funciona da seguinte forma: 

1. É realizado a consulta padrão da empresa e a partir dessa análise o analista de crédito pode determinar se precisa monitorar o CNPJ do cliente.

2. Caso seja necessário realizar o monitoramento, o sistema possibilita ao credor selecionar a frequência do acompanhamento e quais serão as informações restritivas que precisa saber. Também pode selecionar se será o monitoramento será feito regularmente ou apenas uma vez.

3. Pronto! Se houver alteração dos dados que o credor selecionou, será enviado por e-mail com o CNPJ e o número de restrições que houveram.

A plataforma permite, gratuitamente, a criação de diversas carteiras de clientes a depender da preferência do analista de crédito. Desse modo é possível segmentar e analisar a evolução da carteira. Isto é, se os CNPJs estiverem se tornando inadimplentes ou melhorando a pontuação do score, a ferramenta te mostrará por meio de gráficos.

Cada uso do sistema vai depender da estratégia e política de crédito que a sua empresa tem. Quer ter uma consultoria especializada em análise de crédito para te ajudar a como criar estratégias com o monitoramento na sua empresa? Fale com a gente!

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