5 razões para usar o SMS nas cobranças da sua empresa

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SMS nas cobranças. Homem apoiado na mesa e mexendo no celular com um notebook e um tablet na frente.
sms nas cobranças

Realizar a cobrança é uma etapa muito delicada, pois o cliente pode se sentir desconfortável ou até mesmo envergonhado por ser cobrado. Com isso, ele pode ficar na defensiva e muitas vezes até irritado por estar recebendo esse tipo de contato. Por isso, o sms nas cobranças deve ser feita com cuidado e com o máximo de respeito e gentileza possível para que o cliente mantenha um bom relacionamento com a empresa.

Para realizar essa tarefa, existem diversos meios de contato como ligação, carta ou e-mail. Porém, uma forma que agiliza a cobrança e ainda torna o contato mais amigável é o envio de SMS em massa. Esse recurso permite utilizar uma linguagem mais informal e direta, sem contar que por ser um contato menos invasivo, é um meio de cobrança que tem sido bem recebido pelos clientes.

Na publicação de hoje, nós iremos falar sobre as “5 razões para usar o SMS nas cobranças da sua empresa”. Vamos lá?

1.   Maior controle

O envio de SMS em massa permite o acesso a taxa de abertura dos clientes, proporcionando maior controle sobre as cobranças. Desse modo, é possível analisar, por meio da taxa de abertura e de resposta, se sua abordagem na mensagem está engajando os seus clientes a realizarem o pagamento. Além disso, é possível colocar um link para que o cliente possa realizar o pagamento, e já existem sistemas que o analista de cobrança pode usar para saber quantos clientes clicaram no link para pagar, assim, é possível ter um controle maior sobre os devedores que possuem interesse em pagar a dívida.

2.       Produtividade

Com o envio de mensagens em massa, é possível entrar em contato com diversos clientes, seja para avisar da data de vencimento da fatura ou para lembrá-lo de quitar alguma pendência. Com isso, o analista de cobrança terá mais tempo para se dedicar aos clientes que necessitam de mais tempo como as negociações por telefone, por exemplo, ou outras tarefas que precise cumprir ao longo do dia.

3.   Maiores resultados

É possível enviar mensagens em massa por um valor acessível. E dessa forma ter um bom custo benefício, diferentemente de outros meios de contato como as ligações ou até mesmo o envio de cartas. Além do maior custo benefício, por ser um meio em que pode utilizar uma linguagem mais informal e muitas vezes até descontraída, o cliente se sente mais à vontade.

Além disso, por ser envio de SMS, não estará atrapalhando o cliente em alguma atividade importante que ele esteja fazendo durante o dia. E mesmo que o cliente não tenha o dinheiro no momento, se o analista de cobrança tiver uma boa abordagem, o devedor pode se interessar em negociar e entrar em contato. E também, por ser um meio de contato em que o cliente vê a mensagem mais rápido, ele pode priorizar a dívida que possui com a sua empresa. Com isso, a empresa terá mais resultados, e ainda manterá um bom relacionamento com o consumidor.

4.   Customização

Com esse controle maior é possível fazer um funil dos devedores, ou seja, separar os clientes e customizar mais as mensagens enviadas a eles. Assim, a empresa terá maior resultado sobre os retornos dos devedores.

5.   Facilite o pagamento

Um ponto essencial do envio de mensagens é facilitar o pagamento. Na própria mensagem é possível colocar um link para que o cliente seja direcionado para efetuar o pagamento, ou até mesmo disponibilizar os números da fatura. Use meios de facilitar o pagamento, assim, o cliente verá que é rápido se livrar da dívida e com alguns cliques, a pendência estará quitada.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários, ficaremos felizes em ajudar!

Veja nossos outros artigos sobre o envio de SMS em massa e saiba mais sobre os benefícios que esse recurso pode trazer para sua empresa!

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