Tendências do novo consumidor em 2020

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Tendências novo consumidor em 2020. Três pessoas da família andando no shopping com sacolas nas mãos e olhando as vitrines das lojas.

É extremamente importante o empreendedor conhecer cada vez mais seus consumidores, sobretudo para conquistá-los e manter o reconhecimento e crescimento constante da marca no mercado. Na matéria de hoje, com base em pesquisas atuais, falaremos sobre as tendências do novo consumidor em 2020 e quais suas necessidades. Quer entender como o público se comporta para que a sua empresa se adapte à essa nova realidade e assim fidelizar mais clientes? Então, vamos lá.

Diversidade e valores em comum

A Kantar, empresa de pesquisas globais e consultoria de mercado, realizou o “Relatório Energias Globais”, uma pesquisa feita em 26 países com 34 mil entrevistados mostrou novas tendências do consumidor em 2020. Os consumidores demonstraram sentir uma preocupação com a responsabilidade social e ambiental, por isso buscam empresas que fabricam seus produtos sem prejudicar o meio ambiente e os animais. Assim como as marcas que ajudam causas sociais são muito bem vistas.

Identidade própria

Outro ponto importante para o consumidor é a marca que representa a identidade do cliente e foge de estereótipos. Com isso, é possível notar a busca por marcas de nicho, que possuem características em comum com um grupo específico de clientes. Essa tendência é um desafio maior para as megamarcas que precisam atender as necessidades dos clientes com produtos para cada tipo de identidade.

O estudo “Dimension” também da Kantar afirma que 58% dos brasileiros se interessam mais pela publicidade feita especificamente para eles. Por meio desse dado, os consumidores demonstram ter a necessidade de uma marca que atenda realmente sua personalidade para se sentirem incluídos e pertencentes a algo.

Além disso, a pesquisa “Deliver the CX They Expect: Customer Experience Trends” da Acquia, revela que os consumidores buscam se sentir representados e como se estivessem protagonizando algo. Com isso, as empresas precisam se ajustar a essa necessidade e ter campanhas, produtos e valores que sejam condizentes com a realidade do público-alvo, a fim de que o cliente se sinta único. Ainda sobre esta última pesquisa, 80% dos consumidores entrevistados afirmaram que marcas que conhecem melhor os seus clientes, ganham sua lealdade. Entretanto, o mesmo estudo revela que 60% dos entrevistados sentem que as empresas não os reconhecem individualmente.

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Experiência positiva é um grande diferencial

Para entender um pouco melhor a importância da experiência nas compras, a pesquisa “Kantar Consulting ShopperScape,” feita em 2014 mostrou que 61% dos entrevistados priorizavam gastar menos na hora da compra. Porém, a pesquisa atualizada e feita em 2019 revela que 61% dos consumidores buscam experiência de compra sem estresse.

Ademais, o estudo da Acquia ainda mostra que 68% dos consumidores disseram que as marcas precisam reduzir o atrito para facilitar sua experiência. Dito isto, é possível perceber que o público quer um momento de compra em que se sintam bem atendidos, e que a empresa esteja preparada para que não ocorra imprevistos que tornem a compra um momento estressante.

Se manter em movimento

De acordo com a Kantar, as megamarcas estão perdendo mercado, de 49% de liderança em 2017, foram para 41% em 2018. Além disso, de 2006 a 2019, das 100 maiores marcas do mundo, 52 mudaram e são, em sua maioria, empresas voltadas a tecnologia. Portanto, diferentemente do antigos consumidores que compravam sempre de uma marca especifica, o novo consumidor está aberto a conhecer novas marcas e produtos a fim de explorar o desconhecido em busca de novas experiências.

A diretora da Kantar, Elen Wedemann, acredita que um dos grandes desafios das megamarcas é conseguir usar de diferentes canais e ainda estarem atentas a decisão de compra dos consumidores, que é a combinação de três fatores: ocasião de benefício, necessidade e experiência.

É imprescindível que as empresas conheçam a real necessidade dos seus consumidores para continuar em crescimento no mercado. A diferenciação e relevância da marca são fatores essenciais para se firmar no mercado. A procura de produtos e serviços mais personalizados é grande, principalmente em mercados de nicho. Por isso, é importante se manter sempre em movimento e oferecer novidades aos clientes.

Atendimento

O novo consumidor se interessa por experiências positivas, um bem-estar físico e espiritual e conexões humanas mais relevantes, segundo a pesquisa “Relatório Energias Globais”. Portanto, um atendimento mais humanizado e agilizado pode trazer essa conexão humana e ainda proporcionar boas experiências.

Uma outra pesquisa “Vencendo na era da experiência” realizada pela Kantar e divulgada pelo Diário do Comércio revela que os consumidores ficam 3,6 vezes mais encantados com marcas que facilitam a comunicação do que marcas que são menos acessíveis. Com isso, evidencia-se a necessidade das marcas oferecerem um atendimento mais humanizado em que o cliente se sinta mais acolhido.

Além disso, empresas que possuem um atendimento rápido tem 4,5 vezes mais chances de encantar e com isso os consumidores têm 2,4 vezes mais chance de comprar produtos adicionais. É possível perceber que é um ciclo, com um bom atendimento, as vendas aumentam, pois os clientes satisfeitos acabam comprando cada vez mais.

Fique por dentro das tendências em 2020

Por meio destas pesquisas podemos entender melhor de que maneira o perfil do novo consumidor vêm se comportando e quais suas necessidades. Nós da Protector Brasil esperamos que essas informações tenham te dado novas ideias e maneiras de estar cada vez mais perto do seu público-alvo e do mercado para que se mantenha sempre em movimento e crescimento.

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